IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: planejamento e práticas docentes de professores de química
atividade experimental; ensino de química; prática docente;
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições das atividades experimentais para a aprendizagem de Química e compreender como essas atividades são incorporadas no planejamento e nas práticas docentes. Amplamente na literatura é constatado a importância das atividades experimentais no Ensino de Química. Para abordagem de atividades experimentais, consideramos a partir de vários trabalhos da literatura que elas vão além de uma aproximação da teoria com a prática, apresentando potencial para promover o engajamento e aprendizagem dos estudantes em discussões sobre os diferentes sentidos atribuídos aos conceitos e extrapolando as dimensões exclusivas do laboratório, ainda assim é encontrado relatos de apontamento de obstáculos pelos professores para seu uso e são mostradas algumas crenças como a promoção da motivação creditada ao uso de um experimento na aula, sendo que o professor tem um papel fundamental na realização das atividades experimentais.
A pesquisa tem por objetivo analisar como professores de química compreendem as atividades experimentais e inserem essas atividades nos seus planejamentos de aula e em sua prática docente e adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando instrumentos como questionários, registros em áudio e vídeo, e anotações de campo para coleta de dados.