RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Políticas curriculares, Ensino de Química, Recontextualização.
O presente estudo aborda como professores de Química recontextualizam os dispositivos curriculares do Novo Ensino Médio no estado de Pernambuco, considerando as influências exercidas pelas políticas avaliativas, especificamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa sustenta-se no ciclo de políticas de Stephen Ball e na noção foucaultiana de discurso, compreendendo o currículo como um campo de disputas. A metodologia empregada envolve análise documental do Currículo de Pernambuco à luz da abordagem CTS, utilizando a Ferramenta Avaliativa CTS (FACTS), e entrevistas semiestruturadas com docentes da área de Química. Os resultados parciais referentes a analise documental evidenciam a presença dos eixos da FACTS, em que o currículo reconhece problemas socioambientais emergentes e propõe uma abordagem interdisciplinar próxima da Educação CTS crítica. No entanto, observamos fragilidades significativas, como a ausência de metodologias específicas, a persistência de uma visão neutra e linear da ciência e da tecnologia, e a superficialidade na dimensão cidadã.