Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENDA SILVA OLIVEIRA
DATA : 05/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFRPE
TÍTULO:

RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas curriculares, Ensino de Química, Recontextualização.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

O presente estudo aborda como professores de Química recontextualizam os dispositivos curriculares do Novo Ensino Médio no estado de Pernambuco, considerando as influências exercidas pelas políticas avaliativas, especificamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa sustenta-se no ciclo de políticas de Stephen Ball e na noção foucaultiana de discurso, compreendendo o currículo como um campo de disputas. A metodologia empregada envolve análise documental do Currículo de Pernambuco à luz da abordagem CTS, utilizando a Ferramenta Avaliativa CTS (FACTS), e entrevistas semiestruturadas com docentes da área de Química. Os resultados parciais referentes a analise documental evidenciam a presença dos eixos da FACTS, em que o currículo reconhece problemas socioambientais emergentes e propõe uma abordagem interdisciplinar próxima da Educação CTS crítica. No entanto, observamos fragilidades significativas, como a ausência de metodologias específicas, a persistência de uma visão neutra e linear da ciência e da tecnologia, e a superficialidade na dimensão cidadã.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Interna - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Externo à Instituição - JEFFERSON MAINARDES
Notícia cadastrada em: 06/06/2025 18:59
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06