MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR SOBRE ENERGIA: Uma Análise a partir da Teoria dos Perfis Conceituais em Diferentes Comunidades de Prática
Perfil Conceitual. Comunidades de Prática. Energia.
O presente projeto de pesquisa visa analisar a relação entre os modos de pensar, associados às formas de falar do conceito de Energia, considerando integrantes de diferentes Comunidades de Prática em diferentes contextos. A partir da articulação entre a Teoria dos Perfis Conceituais e o referencial das Comunidades de Prática. A Teoria dos Perfis Conceituais propõe que um mesmo indivíduo pode compreender e conceituar o mundo a partir de diferentes visões simultâneas, atribuindo múltiplos significados a um único conceito. Cada um desses significados tende a se manifestar com maior frequência em contextos específicos, guiado por seu valor pragmático. Isso ocorre porque, ao incorporar um novo significado, seja ele mais alinhado à perspectiva científica ou mais próximo de concepções do cotidiano, os estudantes não necessariamente substituem suas ideias anteriores. Em vez disso, ampliam seu repertório conceitual, tornando-se capazes de reconhecer e utilizar distintos modos de pensar conforme as demandas e características de cada situação. Já as Comunidades de Prática, proposto por Lave e Wenger, compreende grupos sociais que compartilham experiências, objetivos e saberes, aprendendo coletivamente por meio da participação ativa e da negociação de significados no cotidiano. A partir dessas discussões, a pesquisa busca compreender como diferentes membros de Comunidades de Prática, especialmente em contextos não escolares, representam, utilizam e ressignificam o conceito de Energia em suas práticas. Com base na hipótese de que esse conceito é polissêmico, a investigação analisa os diferentes modos de pensar assoaciados as formas de falar que emergem em situações reais, visando contribuir para o programa de pesquisa dos Perfis Conceituais e, ao mesmo tempo, promover reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências em espaços diversos. O percurso metodológico desta tese será desenvolvido com três participantes principais: um professor de Física do Ensino Superior, um técnico eletricista e um professor de Yoga. A pesquisa será conduzida em duas etapas. Na primeira, realizaremos observações em seus respectivos ambientes de trabalho, seguidas de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender como o conceito de Energia é mobilizado em suas práticas profissionais. Na segunda etapa, propomos uma participação periférica junto a estudantes do PIBID de Química, onde organizaremos uma visita técnica ou um encontro com membros das comunidades para participarem de uma conversa sobre o tema: Energia e suas experiências. Essa inserção visa analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de Energia, a partir das experiências e aprendizados construídos coletivamente no contexto formativo.