AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE “MATEMÁTICA” E “DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS” COMPARTILHADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NO HAITI E NO BRASIL
Representações Sociais. Ensino de Matemática. Formação Inicial Docente. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações sociais de “matemática” e “de ensino de matemática nos anos iniciais”compartilhadas por professores/as em formação inicial e suas relações com o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Haiti e no Brasil. A pesquisa foi baseada na Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central. No desenvolvimento da pesquisa, adotamos a evocação livre de palavras e a hierarquização de associações aos termos indutores “Matemática” e "Ensino de Matemática nos Anos Iniciais”. Além disso, houve a aplicação de um questionário para a identificação de: perfil dos (as) participantes, dificuldades de aprendizagem dos estudantes em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e aspectos relativos à formação inicial docente nos dois países. A pesquisa foi realizada com oitenta e dois estudantes do curso de Pedagogia em universidades públicas no Brasil e em Escolas Normais de Instrutores no Haiti. No cenário brasileiro, a maioria de estudantes de Pedagogia são do gênero feminino, já nas Escolas Normais Haitianas, a maioria é do gênero masculino. Nos dois países, os elementos “operações, cálculo e números” são o que de modo mais frequente e importante representam a Matemática. Os números e as operações, sobretudo, representam o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Tanto no Haiti quanto no Brasil, a melhoria da formação inicial docente para ensinar Matemática nos anos iniciais, segundo normalistas e licenciandos (as) requer, especialmente: mais investimentos financeiros e mais projetos, articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento de conhecimentos sobre metodologias de ensino e recursos didáticos e mais “aulas práticas”.