AS ECOLOGIAS NOS LIVROS CARTONEROS: IMPLICAÇÕES DO PENSAR SISTÊMICO-COMPLEXO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Ecologias; Pensamento sistêmico-complexo; Livros Cartoneros; Análise Textual Discursiva; Formação de professores
Considerando a diversidade de relações entre humanos, enquanto atores sociais, e a natureza não se fala mais sobre Ecologia, mas sobre Ecologias. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação das Ecologias e as questões ambientais em uma perspectiva sistêmico-complexa expressas na produção de crônicas em livros cartoneros por licenciandos em Ciências Biológicas. Compreendendo a importância de pensar a Ecologia como uma ciência que possui desdobramentos (sociais, econômicos, políticos e educacionais), perceber como professores de Ciências Biológicas articulam saberes ao escrever sobre questões ambientais é pertinente. Nesse contexto, a literatura cartonera surge como forma de escrita que revela criticamente questões sociais e culturais e que preza por temas que envolvem a sustentabilidade. Portanto, para alcançar o referido objetivo, os processos metodológicos envolvem a seleção de livros cartoneros escritos no gênero crônica por licenciandos em Ciências Biológicas. A análise será realizada a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD) obedecendo às seguintes etapas: unitarização, categorização, produção de metatextos e elaboração do processo crítico e reflexivo.