GÊNERO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO PROBLÊMICO
Didática desenvolvimental; Sirius; Mulheres na ciência; Contradições Dialéticas.
Propomos com a presente pesquisa, a interlocução do campo de estudos de gênero com
a Educação cientifica, por compreendermos o potencial do ensino das ciências para
promover uma visão crítica da ciência e sociedade, de modo a superar um ensino
voltado apenas a aprendizagem dos conceitos científicos, mas uma prática que evidencie
um enfoque mais politizado e que possibilite intersecções entre as influências do
patriarcado e a produção do conhecimento científico. Para isso, integramos as
contribuições de Leontiev sobre o pensamento como tipo de atividade orientadora, as
contribuições do sistema didático Galperin-Talízina sobre a formação da base
orientadora da ação e os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino problêmico
de Majmutov que orienta a construção das situações-problêmicas baseadas em
contradições dialéticas que surgem nas análises das práticas científicas que sustentam o
que entendemos por fazer ciência e com ênfase às formas de produção e comunicação
do conhecimento científico, aos seus meios de representação no âmbito, do Centro
Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Assim, tem-se como objetivo,
compreender como o ensino problêmico pode promover um entendimento crítico da
ciência, tendo em vista, os estudos de gênero. Para alcançar tal objetivo construiremos
a chamada Atividade de Situações Problema Discente (Mendoza, Delgado, 2021), na
qual a formação de habilidades ocorre a partir da internalização da ação orientadora, que
inicialmente é externa (material) e transita em etapas qualitativas, denominadas Etapas
de Ações Mentais de Galperin, até que se torne ação interna (mental). A orientação da
atividade intitula-se Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA),
constituído aqui por quatro ações invariantes, representadas nas habilidades de:
formular o problema discente; construir o núcleo conceitual e procedimental; solucionar
o problema; analisar a solução. O caráter metodológico da pesquisa é qualitativo e
quantitativo, que está organizado nos seguintes momentos: Planejamento; Determinação
do nível de partida (ou diagnóstico inicial) dos estudantes participantes; Planejamento e
elaboração das tarefas problêmicas; Execução das ações mentais por etapas e análise
dos resultados encontrados.