Banca de QUALIFICAÇÃO: KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA
DATA : 27/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

Análise do processo de tomada de consciência de estudantes e licenciandos. em um perspectiva histórico-cultural, a partir do perfil conceitual de reações químicas.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Perspectiva Histórico-cultural; Tomada de consciência, Reações químicas.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A compreensão de fundamentos dos processos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos na Educação Básica e na formação de professores de Ciências/Química é ponto relevante e imprescindível para se pensar nas potencialidades e possibilidades para este ensino. Nesse contexto, o objetivo deste estudo analisar processos de tomada de consciência de estudantes do Ensino Médio e licenciandos sobre o conceito de reações químicas a partir de uma sequência de atividades a partir da Teoria Histórico-cultural. Para isso, vamos, buscar entender como os participantes entendem o conceitos de reações químicas a partir de suas concepções prévias; desenhar, a partir de orientações da Teoria da Atividade, uma sequência de atividades para o enriquecimento de perfis conceituais dos sujeitos e analisar o processo de tomada de consciência vivenciados pelos estudantes sobre os diferentes modos de pensar e de falar sobre o conceito de reações químicas. Para a discussão teórica sobre o processo de tomada de consciência e modos de pensar e falar o conceito de reações químicas, procuramos alinhar pressupostos da Teoria Histórico-cultural o entendimento sobre o processo de conceituação e o conceito de consciência e atividade para Vigotski, o conceito de consciência e atividade para Leontiev, trabalhando assim, com duas primeiras gerações da Teoria da Atividade; alinhando a isso nos debruçamos a ideias da Teoria dos Perfis Conceituais, de forma específica no perfil conceitual de reações química, cuja perspectiva de ensino reconhece e valoriza a influência do contexto sociocultural para a construção do conhecimento. Nos guiamos no seguinte problema de pesquisa: como analisar processos de tomada de consciência de estudantes e licenciando sobre os diversos modos de pensar o conceito de reações químicas a partir de estratégias didáticas alinhadas a Teoria dos Perfis Conceituais e a Teoria da Atividade. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, exploratório e descritiva, organizada em etapas que vão desde a aplicação de questionário e questões problematizadoras com o intuito de levantas as concepções prévias dos participantes; a organização de uma sequência de atividade no formato de um minicurso, cujo o intuito é promover o enriquecimento conceitual dos estudantes acerca das sete zonas do perfil conceitual de reações químicas, até a aplicação de uma entrevista semiestruturada para analisar possíveis indícios de tomada de consciência. Para análise das interações discursivas nos guiaremos nos elementos da Teoria da Atividade, na Ferramenta Analítica de Mortimer e Scott (2002) alinhadas a estudo e contribuições de Bakhtin para o estudo do discurso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.128.744-** - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Interno - ANTONIO INACIO DINIZ JUNIOR
Externo à Instituição - HELIO DA SILVA MESSEDER NETO - UFBA
Externa à Instituição - JAQUELINE DANTAS SABINO DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 10:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06