Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE GUIMARÃES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE GUIMARÃES SILVA
DATA : 27/05/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

INOVAÇÃO INSPIRADA NA NATUREZA: O PAPEL DA BIOMIMÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL CIENTÍFICO EM ABORDAGENS STEAM

 


PALAVRAS-CHAVES:

Biomimética; Capital da ciência; Abordagem STEAM.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa está direcionada para o estudo acerca da interconexão entre a Biomimética e a
abordagem STEAM e a influência na ampliação do capital científico de estudantes do Ensino
Médio. Desse modo temos como objetivo geral, estruturar e analisar uma proposta de ensino
que integre as abordagens STEAM e biomimética para mensurar o capital científico de
estudantes do Ensino Médio. A pesquisa em questão está pautada incialmente em estudos
acerca das possibilidades teóricas e metodológicas para a implementação de propostas
STEAM alinhadas às pedagogias críticas, na qual contemplamos a abordagem STEM e
STEAM, as pedagogias críticas e a perspectiva STEAM, o Capital Científico e a abordagem
STEAM. Em seguida trazemos Biomimética como estratégia no ensino de ciências, o
conceito de Biomimética e seus principais fundamentos (núcleos), a biomimética e sua
abordagem educacional, assim como os pontos de confluência entre a abordagem STEAM, o
capital científico e a Biomimética. A presente pesquisa se configura como sendo de
abordagem qualitativa, descritiva, do tipo intervenção. Será desenvolvida em uma Escola
Integral da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, com estudantes do Ensino Médio, a
partir de uma proposta de ensino fundamentada nos aspectos da abordagem STEAM e da
biomimética, com o objetivo de ampliação do capital científico. As quais possuem suas
diretrizes direcionadas para o ensino e permitem uma integração, uma vez que são temáticas
distintas, mas sob determinado aspecto possuem seus pontos de confluência. Para a coleta e
análise dos dados, serão utilizados um questionário, já pré-estabelecido para verificar as
dimensões e subdimensões do capital científico, que emergem das vivências dos estudantes. O
questionário seguirá a proposta de Archer et al. (2015), bem como a entrevista narrativa. A
análise dos dados estará pautada em estudos do capital científico, abordagem STEAM e da
Biomimética. Espera-se que a Biomimética em abordagens STEAM no âmbito do Ensino de
Ciências contribua para o crescimento do capital científico de estudantes do Ensino Médio.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - HELAINE SIVINI FERREIRA
Interna - ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO LEAO
Externa à Instituição - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES - UFPE
Externa à Instituição - MICHELLE GARCIA DA SILVA - UEPB
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 10:27
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