Banca de DEFESA: DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA
DATA : 30/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A CARREIRA DOCENTE E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática, Formação de professores, Etapas da carreira docente, Profissionalidade.

 


PÁGINAS: 212
RESUMO:

A presente pesquisa visa delinear uma categorização das etapas da carreira, levando em consideração o processo de constituição da profissionalidade do professor de Matemática. Nas investigações sobre a carreira docente, a constituição da profissionalidade vem surgindo como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Desse modo, a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão. Nessa perspectiva, buscamos responder como ocorre a constituição da profissionalidade do professor de Matemática durante as etapas da carreira. Nesse sentido, a partir das análises desenvolvidas, especificamente, sobre a etapa de Início da carreira e a etapa de Consolidação (Barbosa, 2018; 2021), ampliamos os estudos direcionados para as demais etapas, utilizando como base a Teoria do Ciclo de Vida Profissional dos Professores de Huberman (2000). No corpo do texto são apresentadas a revisão sistemática da literatura sobre as etapas da carreira do professor de Matemática que possibilitou um olhar mais criterioso sobre o objeto de estudo pesquisado e, as considerações teóricas sobre as temáticas carreira e profissionalidade docente, dialogando com autores nacionais e internacionais que compartilham do mesmo interesse investigativo. Em seguida, apresentamos o delineamento da proposta enfatizando a abordagem a ser utilizada e a participação de professores de Matemática do Estado da Paraíba que foram elegidos a partir de uma amostra de diferentes perfis através de questionário e, posteriormente, organizados em etapas de acordo com o tempo de experiência docente para entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo categorial por temáticas tendo como referência o estudo de Bardin (2011). As categorias elencadas foram: Escolha e Formação Profissional, Carreira Docente no Ensino Médio e Profissionalidade Docente em Matemática. Estas categorias geraram subcategorias que estão organizadas para atender aos objetivos específicos do estudo: descrever percepções, opiniões e sentimentos adquiridos na trajetória da profissão docente; evidenciar como ocorre a constituição da carreira docente diante dos desafios e possibilidades postos ao professor de Matemática; e analisar as concepções que o professor de Matemática tem sobre sua profissionalidade durante a carreira docente. De modo geral, a análise da carreira do professor de matemática, permitiu verificar traços de similaridade presentes nas etapas propostas e constatar mudanças no decurso dos anos, principalmente, relacionadas ao aumento da sobrecarga de trabalho, responsabilidades e cobranças com foco nos resultados de avaliações. É perceptível um movimento de adaptação e remodelação considerando a atual conjuntura de reformas que tem provocado debates e reestruturação nas diretrizes que orientam a etapa final da Educação Básica. Além disso, possibilitou identificar as etapas que caracterizam a carreira docente do grupo investigado, a saber: Iniciação, Consolidação, Equilibração e Finalização, organizadas como um percurso categorial docente. Por fim, com a realização da pesquisa esperamos o aumento nas discussões no meio acadêmico e, por conseguinte, nas reflexões sobre o desenvolvimento profissional do professor ao longo da carreira servindo de base para a implementação de iniciativas de apoio e valorização à docência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Interno - ***.526.834-** - BRUNO SEVERO GOMES - UFPE
Interna - ELISANGELA BASTOS DE MELO ESPINDOLA
Externo à Instituição - LUÍS HAVELANGE SOARES - IFPB
Externo à Instituição - PEDRO LUCIO BARBOZA - UEPB
Notícia cadastrada em: 25/04/2025 10:35
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