A APROPRIAÇÃO DE UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS DIGITAL PARA/NO ENSINO DE PROPRIEDADES DA IGUALDADE POR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Propriedades da Igualdade; Teoria dos Campos Conceituais; Abordagem Documental do Didático. Modelo de Apropriação de um recurso por um professor. Simulador digital de balança de dois pratos da PhET.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a apropriação de uma balança de dois pratos digital para/no ensino de Propriedades da Igualdade, por um professor de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Referimo-nos ao simulador de uma balança de dois pratos, disponível na Physics Education Technology Platform, identificado por Explorador da Igualdade Básico (EIB). A pesquisa, de uma parte, ancora-se na Teoria dos Campos Conceituais quanto à análise de situações-problema, invariantes operatórios e representações simbólicas acerca dos conceitos envolvidos no ensino e na aprendizagem das Propriedades da Igualdade. De outra parte, o Modelo de Apropriação de um Recurso por um Professor foi tomado como norte para a análise das fases de pré-apropriação e apropriação original do EIB.Por meio da metodologia de investigação reflexiva, desenvolvemos o estudo sobre o sistema de recursos do professor-participante da pesquisa e em particular, uma análise sobre sua forma de ensinar as Propriedades da Igualdade em uma turma do 6º ano. A construção e análise dos dados sobre o processo de pré-apropriação do recurso, ocorreu por meio de entrevistas a partir do manuseio do EIB pelo professor e de seu planejamento para usá-lo com os estudantes. Para a análise da apropriação original, foram realizadas observações de classe e entrevista. Dentre os resultados da pesquisa, discutimos as regras de ação e invariantes que compuseram seus esquemas de utilização do recurso e as diferentes orquestrações instrumentais que foram engendradas pelo professor. Grosso modo, os resultados sugerem que, apesar de utilizar a balança de dois pratos no ensino das Propriedades de Igualdade, ao resolver a ficha de exercícios e utilizar o EIB, o professor explorou as situações-problema predominantemente em uma perspectiva aritmética. Assim, o sinal de “=” foi tratado em seu sentido operacional, como indicador de um resultado.