O CICLO DE APRENDIZAGEM EXPANSIVA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL
teoria da atividade; robótica educacional; ensino de ciências;
laboratório de mudança; prática pedagógica.
Os dois principais contextos que levaram a ideia da construção deste trabalho,
foram a vontade de utilizar a Robótica educacional no Ensino das ciências e os
estudos da Teoria da Atividade, especificamente a Aprendizagem Expansiva.
Pretendemos através de uma adaptação do método formativo Laboratório de
Mudança, mediar a prática pedagógica dos professores, que participaram da
oficina didática realizada em 2019, no mestrado sobre o uso da Robótica
Educacional, dentro de uma perspectiva teórico-metodológica da Teoria da
Atividade e assim buscar respostas para a seguinte questão de pesquisa: “Quais
as possibilidades da adaptação e utilização de um Laboratório de Mudança com
professores de ciências utilizando a Robótica Educacional, que seja capaz de
desenvolver um Ciclo de aprendizagem expansiva com suas sequências de
ações de aprendizado em sala de aula? Este trabalho será desenvolvido no
âmbito do projeto de tese do Doutorado no programa de Ensino das Ciências da
Universidade Federal Rural de Pernambuco. Buscando respostas para a
questão de pesquisa apresentada, pontuamos como objetivo geral, analisar o
desenvolvimento do método Laboratório de Mudança, através do Ciclo da
aprendizagem expansiva, na prática pedagógica de professores de ciências para
a utilização da Robótica educacional. Com o intuito de atingir o objetivo traçado,
esta pesquisa traz como aportes teóricos, uma linha histórica sobre a Teoria da
Atividade, inspirada em princípios marxistas, dividido em três gerações de
aprendizagem, a primeira centrada em Vigotski, a segunda inspirada em
Leontiev e a terceira em construção por Engestrom, com a Aprendizagem
expansiva, baseada na dialética de ascensão do abstrato ao concreto que é
alcançado através de ações epistêmicas, com os cinco princípios básicos,
usando as construções e resoluções de contradições, contextualizada na
historicidade, para entender as multivocalidades que evoluem sucessivamente
no sistema de atividade e por último discutiremos a aprendizagem no contexto
da Teoria da Atividade na prática pedagógica e nas ações de aprendizagem com
a Robótica Educacional no ensino de ciências, com uma revisão sistemática da
literatura sobre o Ciclo da aprendizagem expansiva no ensino de ciências. A
metodologia proposta trata-se de uma Pesquisa qualitativa, através da
adaptação do Laboratório de Mudança, tendo como participantes os sete
Professores que passaram por uma formação continuada, realizada através de
uma oficina didática sobre a Robótica Educacional no ensino de ciências, com a
pesquisadora, no âmbito da construção de sua dissertação de mestrado. Os
dados serão coletados através de seis sessões audiogravadas, além de uma
entrevista semiestruturada e visita ao ambiente de trabalho e serão analisadas
através de cinco categorias baseadas nos princípios da aprendizagem
expansiva. Acreditamos que este trabalho pode trazer como contribuição o uso
do Laboratório de Mudança na prática pedagógica do professor além de
discussões sobre o uso da Robótica Educacional no Ensino de ciências.