Banca de DEFESA: MIRELE CRUZ ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELE CRUZ ALVES
DATA : 25/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA E O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO USO DE CONTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de química, Contos, Problematização, Momentos pedagógicos, Formação de professores.


PÁGINAS: 164
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de contos em uma oficina alicerçada nos Três Momentos Pedagógicos pode oportunizar o desenvolvimento de um ensino de química problematizador. A educação problematizadora possui como elementos essenciais a dialogicidade e o caráter reflexivo, caracterizando-se como um “ato cognoscente”, que tem como ponto de partida à realidade social dos estudantes, demandando a superação de relações unilaterais entre emissor-receptor. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa para registro e análise de dados. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários e do desenvolvimento de duas oficinas alicerçada nos Três Momentos Pedagógicos, com licenciandos em química e professores da educação básica da região do Cariri cearense, visando à produção de contos e a criação de planos de aula que contemplem esse tipo de narrativa. Para a análise, tomamos como base a teoria da enunciação de Bakhtin (2011). Os resultados evidenciam a preocupação dos professores e licenciandos em propor discussões que abarquem questões ambientais durante o processo de escrita, reescrita e uso de contos em aulas de química. Os temas que serviram de base para a construção dos contos foram: contaminação do meio ambiente, qualidade de vida e saúde, e problemas urbanos e sociais, que culminaram na produção de cinco histórias, fruto do processo de investigação temática e problematização inicial. Observamos que articulações entre literatura e ensino de química podem contribuir para abordagens problematizadoras no ensino de química, pois favorecem debates de assuntos que estão para além dos conhecimentos científicos, como reflexões em torno de questões socioculturais e ambientais. Foi possível identificar dificuldades quanto à elaboração de planejamentos de ensino que abarcassem o uso do conto na sua totalidade. Assim, reafirmamos a necessidade de uma formação inicial e continuada de professores de química que busque explorar o potencial didático que a literatura possui como forma de fomentar a criatividade, a criticidade e uma formação cultural ampla tanto dos professores quanto dos estudantes, alinhando-se à perspectiva educacional de Paulo Freire. Os dados também apontam para a importância das disciplinas didático-pedagógicas na formação inicial, pois trazem subsídios para que os futuros professores se apropriem de abordagens que favoreçam a problematização e a contextualização dos conceitos científicos, de modo a contribuir no desenvolvimento de estudantes capazes de tomar decisões embasadas na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.128.744-** - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Interna - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Externa à Instituição - MARLENE RIOS MELO - FURG
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 10:27
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