ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA POR PROFESSOR(A)ES(AS) DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA/PE
Formação de professores; Música como estratégia de ensino; Ensino de Ciências.
A música foi uma disciplina obrigatória na antiguidade, mas foi sendo retirada da realidade escolar com o passar do tempo. No entanto, a música pode ser uma ferramenta pedagógica importante para estimular o aprendizado e a criatividade. A pesquisa se justifica pela compreensão de que a música é um fenômeno da cultura de adolescentes e jovens e pode ser utilizada como estratégia pedagógica para promover a aprendizagem e a criatividade. O projeto tem como Objetivos: - Identificar como a música está sendo utilizada por professores de ciências nas séries finais do ensino fundamental do Município de São Lourenço da Mata-PE. - Verificar os fatores que motivam ou não a utilização da música como estratégia pedagógica.- Investigar as metodologias mais u tilizadas para a aplicação da música no ensino. A pesquisa pretende verificar, através de entrevistas com professores de ciências, das séries finais do ensino fundamental do Município de São Lourenço da Mata-PE, que trabalham com a música em suas aulas, sobre a utilização da música como estratégia pedagógica no ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental, os fatores que motivam ou não a utilização dessa estratégia e as metodologias mais utilizadas para sua aplicação.