CONCEPCOES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCACAO SEXUAL: uma abordagem a partir da insercao do modelo hibrido rotacional no Ciclo da Experiencia Kellyano
Sexo e Sexualidade, Teoria Construtivista, Métodos de Ensino.
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da educação sexual na escola por meio da inserção do modelo híbrido rotacional no Ciclo da Experiência Kellyano (CEK), visando à construção de conceitos sobre sexo e sexualidade com estudantes do ensino fundamental. A educação sexual nas escolas ainda é frequentemente tratada de forma superficial, limitada a aspectos de saúde, como prevenção de doenças e gravidez, enquanto questões como gênero, sexualidade e diversidade sexual são muitas vezes negligenciadas. Esse cenário exige ações educacionais que promovam a reflexão crítica e combatam discursos equivocados que impactam diretamente na vida dos estudantes. Assim, é necessárias propostas que coloquem os alunos como protagonistas do aprendizado, incentivando-os a ressignificar concepções do senso comum, revelam-se caminhos eficazes para abordar temas pouco explorados em sala de aula. Nesse contexto, a Teoria dos Construtos Pessoais (TCP) destaca o CEK, que concebe o indivíduo como um "cientista" capaz de antecipar e validar hipóteses com base em experiências, e quando aliada a outras metodologias, como o ensino híbrido, essa abordagem pode potencializar a aprendizagem. O modelo de rotação por estações, por exemplo, promove dinamicidade e interatividade, auxiliando na revisão e construção de conceitos, especialmente em um cenário educacional impactado pelo crescimento das tecnologias digitais, acelerado pela pandemia COVID-19. Neste estudo, estudantes do 8º Ano do ensino fundamental vivenciaram as cinco etapas do CEK: Antecipação, Investimento, Encontro, Validação e Revisão Construtiva. A rotação por estações foi integrada às etapas de antecipação, encontro e revisão construtiva, pois essas fases foram voltadas à construção e reconstrução de conceitos sobre educação sexual. Os resultados indicaram que de forma processual, os estudantes conseguiram reformular suas concepções, demonstrando o potencial dessa integração. A abordagem de temas relacionados à educação sexual, historicamente é negligenciada nos documentos reguladores da educação, sendo essencial oportunizamos discussões que permitam os estudantes compreenderem melhor seus corpos e os aspectos que envolvem sua sexualidade. Nesse sentido, a escola deve ser um espaço para fomentar essas discussões de maneira significativa e transformadora.