Banca de DEFESA: EVELLYN MONICK TEIXEIRA DA SILVA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVELLYN MONICK TEIXEIRA DA SILVA DE BRITO
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/zfg-xkwb-nho
TÍTULO:

INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM  PROBLEMAS (ABP) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE  CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS: um estudo em escola pública situada na Região Metropolitana do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; interdisciplinaridade;  ABP;  ensino de ciências.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A presente pesquisa visa compreender como a interdisciplinaridade pode ser inserida através da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na prática pedagógica de professores do ensino de ciências. Para tanto, temos como objetivos específicos: identificar dificuldades e limitações dos professores em trabalhar ciências de modo interdisciplinar através da ABP; propor um processo de formação continuada sobre interdisciplinaridade e ABP e analisar o desenvolvimento das aulas com ABP de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com uma professora de ciências do ensino fundamental anos finais, da rede pública estadual, da Região Metropolitana do Recife. A escola foi selecionada conforme os seguintes critérios: possuir o Ensino Fundamental anos finais, trabalhar com a metodologia interdisciplinar e aceitar o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia compreendeu seis etapas: revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas para identificar dificuldades e limitações da professora em trabalhar ciências de modo interdisciplinar através da ABP, processo formativo, entrevistas semiestruturadas e, por fim, a análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que a docente apresenta a concepção sobre a interdicisplinaridade e a ABP, e que em atividades pontuais é utilizada a interdisciplinaridade. No entanto, não observamos a aplicação da ABP em nenhum dos momentos acompanhados durante a pesquisa. Além disso, identificamos que diversas dificuldades e desafios contribuem para a reprodução de atividades com pouca autonomia para os alunos. Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de se investir em práticas que incentivem o planejamento colaborativo entre docentes de diferentes disciplinas. Apenas com o engajamento ativo dos professores e a disponibilização de condições adequadas de trabalho será possível promover uma educação que realmente fomente a autonomia dos estudantes e os prepare para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Interna - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Externo à Instituição - JOAKLEBIO ALVES DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 09:09
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