INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS: um estudo em escola pública situada na Região Metropolitana do Recife
formação continuada; interdisciplinaridade; ABP; ensino de ciências.
A presente pesquisa visa compreender como a interdisciplinaridade pode ser inserida através da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na prática pedagógica de professores do ensino de ciências. Para tanto, temos como objetivos específicos: identificar dificuldades e limitações dos professores em trabalhar ciências de modo interdisciplinar através da ABP; propor um processo de formação continuada sobre interdisciplinaridade e ABP e analisar o desenvolvimento das aulas com ABP de forma interdisciplinar. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com uma professora de ciências do ensino fundamental anos finais, da rede pública estadual, da Região Metropolitana do Recife. A escola foi selecionada conforme os seguintes critérios: possuir o Ensino Fundamental anos finais, trabalhar com a metodologia interdisciplinar e aceitar o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia compreendeu seis etapas: revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas para identificar dificuldades e limitações da professora em trabalhar ciências de modo interdisciplinar através da ABP, processo formativo, entrevistas semiestruturadas e, por fim, a análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que a docente apresenta a concepção sobre a interdicisplinaridade e a ABP, e que em atividades pontuais é utilizada a interdisciplinaridade. No entanto, não observamos a aplicação da ABP em nenhum dos momentos acompanhados durante a pesquisa. Além disso, identificamos que diversas dificuldades e desafios contribuem para a reprodução de atividades com pouca autonomia para os alunos. Diante desse cenário, fica evidente a necessidade de se investir em práticas que incentivem o planejamento colaborativo entre docentes de diferentes disciplinas. Apenas com o engajamento ativo dos professores e a disponibilização de condições adequadas de trabalho será possível promover uma educação que realmente fomente a autonomia dos estudantes e os prepare para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.