ANÁLISE DA IDENTIFICAÇÃO DE MODOS DE PENSAR NAS FALAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE ENERGIA
Perfil Conceitual. Energia. Ciências da Natureza.
O presente trabalho teve por objetivo principal identificar modos de pensar nas falas de licenciandos em Ciências da Natureza contribuindo para a emergência das zonas do perfil conceitual de Energia. O alcance do nossoobjetivoprincipal se deu a partirdo delineamento do perfil dos sujeitos da pesquisa por meio de questionário, do mapeamento das zonas do perfil conceitual de Energia por meio de questionárioe entrevistasemiestruturada, da análise das principais zonas que emergiram na fala dos licenciandos e por fim, quais as principais zonas que emergiram no questionário e na entrevista.Assim, guiados à luz da Teoria dos Perfis Conceituais, na abordagem do perfil conceitual para o conceito de energia, considerado estruturante para o ensino de Ciências, uma vez que pode ser relacionado a variados conteúdos de Química e Física, realizamos a pesquisa em três etapas nos foi possível identificar os diferentes modos de pensar e formas de falar Energiaassociandoàs zonas do perfil conceitual de energia.Quanto ao percurso metodológico, compreendeu a investigação como uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com licenciandos em Ciências da Natureza de uma universidade pública federal no estado do Piauí, e para a construção de nossos dados, realizaremos a aplicação em três etapas, a saber: questionário para traçar o perfil profissional e acadêmico dos sujeitos; aplicação de um questionário com questões relacionadas ao conceito em tela e uma entrevista semiestruturada com situações aplicadas a diferentes contextos. A partir dos resultados, um perfil de estudantes que nasceu e reside na região, com faixa etária abaixo de tinta anos. Ainda nos resultados, foram identificadas as seis zonas do perfil conceitual de energia, por meio de um discurso heterogêneo e híbrido por parte dos estudantes, sendo predominante no questionário a zona energia como grandeza que se conserva e na entrevista a zona energia funciona/utilitarista, além de zonas híbridas.E tivemos como zona menos predominante a energia como algo espiritual ou místico. Este pluralismo de ideias possibilitou revelou a associação de Energia a um contexto pragmático de maior aplicação. Perante isso, inferimos diante do contexto do curso, adquirem diferentes formas de compreender Energia segundo cada área de estudo das Ciências, o que também contribui para um discurso heterogêneo. Assim, a análise dos dados obtidos contribuiu para a identificação dos principais modos de pensar e formas de falar Energia utilizado por esses estudantes. Desse modo, antea dificuldade de professores e estudantes, como também de professores em formação inicial, para entender o conceito Energia, o presente trabalho possa contribuir com o Ensino de Ciências da Natureza, ajudando a superar os desafios de ensino e aprendizagem como a abordagem de conceitos polissêmicos, como Energia, auxiliando a melhor compreender os distintos contextos de utilização. Ademais que essa esta pesquisa possa somar a outras pesquisas que abordem a licenciatura em Ciências da natureza, bem como para o programa de pesquisa em perfis conceituais.