Banca de DEFESA: ANE CLERIES MARIA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANE CLERIES MARIA QUEIROZ
DATA : 28/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

(RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS SOBRE QUIRÓPTEROS A LUZ DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Baseada em Projetos; Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica; Ensino de Zoologia; Metodologias ativas; Morcegos.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Professores de Ciências/Biologia enfrentam desafios significativos no ensino de conteúdos zoológicos na Educação Básica, especialmente quanto à ordem quiróptera, representada pelos morcegos, animais frequentemente cercados por mitos e percepções negativas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o potencial da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na construção de saberes científicos sobre morcegos, utilizando os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Adotamos uma abordagem qualitativa, e o universo da pesquisa foi composto por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Desenvolvemos uma proposta interventiva baseada na ABP, seguindo as etapas metodológicas propostas por Bender (2014), organizada em três etapas:1. Pré-interventiva, com a aplicação de um questionário prévio após a inscrição; 2. Interventiva, com a execução do minicurso "(RE)construção de Saberes sobre Morcegos"; e, 3. Pós-interventiva, com a construção de mapas conceituais. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, buscando identificar possíveis mudanças nos conhecimentos e atitudes dos estudantes em relação aos morcegos. Os resultados indicam que a ABP é uma abordagem eficaz para ampliar o entendimento dos estudantes sobre a biologia e a ecologia dos quirópteros, além de aumentar a conscientização sobre a importância da conservação desses animais, conforme os princípios da TASC. Concluímos que a ABP promove um aprendizado ativo e colaborativo, enquanto a TASC garante que esse aprendizado seja significativo, conectando novos conhecimentos aos conceitos já existentes dos estudantes. Essa articulação teórico-metodológica é especialmente eficaz para temas relacionados à conservação da biodiversidade, como os quirópteros, pois facilita a construção de saberes que são cientificamente robustos e socialmente relevantes. Recomendamos a implementação de programas educativos semelhantes em outras áreas do conhecimento para promover a educação ambiental e científica de forma integrada e participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO LEAO
Interno - ***.280.754-** - RICARDO FERREIRA DAS NEVES - UFPE
Externo ao Programa - 1436044 - GERALDO JORGE BARBOSA DE MOURA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 18:03
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss09.producao-jboss09