Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA APARECIDA DOS SANTOS CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA APARECIDA DOS SANTOS CORDEIRO
DATA : 30/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) APLICADA EM SALA DE AULA MULTICULTURAL: COMO SE DÁ A TRAVESSIA DE FRONTEIRAS CULTURAIS ANALÓGICA E DIGITAL NO ENSINO HÍBRIDO?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação multicultural; Construção de conceitos; Metodologias ativas.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Cultura é definida como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana em que se deve identificar na estruturação dos domínios culturais – mito, arte, parentesco e linguagem – que são os princípios da mente que geram essas elaborações culturais. Destarte, as pessoas vivem e coexistem identificadas em várias subculturas caracterizadas pelas linguagens, etnia, gênero, classe social, ocupação, religião e região geográfica. E a resposta a essa realidade nos arranjos educacionais é denominada como educação multicultural. Uma perspectiva cultural na educação científica vê o ensino como uma transmissão cultural e vê a aprendizagem como aquisição de cultura. Nesse sentido, é necessário promover ações pedagógicas que possam contribuir com a promoção da educação multicultural, e um caminho alternativo é a adoção de Metodologias Ativas.  Essa adoção também é uma alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de conceitos bioquímicos tendo em vista que a Bioquímica aborda o universo das moléculas e das células e que deve permear também as articulações entre os universos micro e macroscópico numa perspectiva sistêmico-complexa. Assim, a presente pesquisa, de natureza mista, tem como objetivo analisar como se dá a formação de conceitos bioquímicos sob influências multiculturais imersos nas subculturas analógica e digital no contexto do Ensino Híbrido, através de ações pedagógicas pautadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e na Teoria da Travessia de Fronteiras Culturais numa disciplina de Bioquímica Celular e Metabólica do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo está estruturado em três partes: Parte 1: investigação da percepção docente sobre as culturas e subculturas do lócus da pesquisa; Parte 2: pesquisa intercultural dos estudantes; Parte 3: construção de conceitos. Os dados serão coletados por meio de questionários, observação participante das aulas, coleta de documentos e entrevistas com os estudantes. A análise das produções individuais e coletivas será realizada à luz de categorias bioquímicas, dos paradigmas da ciência, das fases de formação de conceitos em Vygotsky e no caso das Histórias em Quadrinhos (que consistirão nos artefatos finais conforme pauta a aprendizagem baseada em projetos), também à luz de perspectivas da Gramática do Design Visual. Posteriormente, todas as categorias serão cruzadas por meio da Análise Estatística Implicativa. No estudo em tela apresentamos os resultados preliminares oriundos do estudo piloto realizado no segundo semestre de 2023, no qual foi aplicada a parte 3 do projeto (construção de conceitos). Por fim, os resultados encontrados preliminarmente nos sinalizam para a potencialidade da ABP no contexto do Ensino Híbrido em pautar ações específicas para o estudo de conceitos de domínio pouco estruturado na sua elaboração cognitiva, numa perspectiva articulada e paradigmática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO LEAO
Interna - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Interna - JANAINA DE ALBUQUERQUE COUTO
Externo ao Programa - 3822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA - UFRPEExterna à Instituição - MARINA RODRIGUES MARTINS - UFRB
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 14:21
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