ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HÍBRIDA ROTACIONAL
Pensamento Algébrico. Modelo de Rotação por Estações; Ensino Personalizado. Educação Matemática. Ensino Médio.
Ao longo dos anos, a sociedade vivenciou muitas transformações, e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática foram sujeitos a diversas mudanças que influenciaram diretamente os indivíduos envolvidos com este componente curricular. Diante disso, percebe-se inúmeras dificuldades encontradas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, e algumas pesquisas apontam que um dos campos em que estudantes apresentam maiores dificuldades é o da Álgebra. Pesquisas no campo da Educação Matemática apontam que a consequência do fato de que esta temática tem sido ensinada nas escolas, muitas vezes, de forma mecanizada baseada em regras e manipulações, fazendo com que o ensino da Álgebra passasse a ser reduzido a linguagem simbólica. A partir disto, Luís Radford, começou a se preocupar com os processos de ensino e aprendizagem da Álgebra sem reduzi-la a linguagem alfanumérica, mas a uma forma de pensar, referido por Pensamento Algébrico. Entretanto, não existe uma definição unificada para conceituar o Pensamento Algébrico, contudo nesta pesquisa aprofunda-se na perspectiva que este pode ser conceituado por meio de três vetores: Indeterminação, Denotação e Analiticidade. Dessa forma, acredita-se que uma das maneiras de desenvolver o Pensamento Algébrico para com estudantes é a partir de abordagens inovadoras que estimulem a interação entre pares e desenvolva o protagonismo. Neste trabalho, planejou-se uma abordagem híbrida, pautada em um modelo rotacional com ênfase no ensino personalizado e na aprendizagem colaborativa. Justifica-se essa pesquisa com o propósito de identificar contribuições de uma proposta de Ensino Personalizado construída por meio de um modelo de Ensino Híbrido rotacional para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico de estudantes do primeiro nível do Ensino Médio. Nosso objetivo foi de investigar uma ação pedagógica direcionada ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico no que concerne à resolução de problemas com sequências recursivas utilizando o Modelo de Rotação por estações. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos são: (1) avaliar como\se a aprendizagem colaborativa e personalizada, a partir de um modelo rotacional, é capaz de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem das sequências recursivas; (2) identificar a emergência (ou não) dos vetores caracterizadores do Pensamento Algébrico nas respostas das estudantes participantes. De natureza qualitativa, o Percurso Metodológico desta pesquisa é subsidiado pelo Modelo de Rotação por Estações, de modo que se vislumbra proporcionar às estudantes participantes abordagens diversificadas para favorecer o desenvolvimento do Pensamento Algébrico que vão desde resoluções de problemas até produção de materiais digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, fichas de registros individual e coletivas e gravação de áudio e vídeo. Os dados coletados evidenciaram que em alguns momentos as estudantes apresentaram lacunas conceituais limitadas à manipulação de fórmulas sem um entendimento profundo. No entanto, também revelaram um amadurecimento conceitual a partir da personalização do aprendizado e das interações entre pares. Esta pesquisa representa um ponto de partida para investigações futuras a fim de explorar o Pensamento Algébrico de forma mais contemplativa por meio de Metodologias Ativas híbridas.