ANALISANDO QUESTIONAMENTOS, INTERAÇÕES E ARGUMENTOS ELABORADOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ARGUMENTAÇÃO REFLEXIVA
argumentação, questionamento, interações, ensino de ciências, educação ambiental
O presente projeto de qualificação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades de questionamento e argumentação a partir de uma questão problematizadora sobre sustentabilidade ambiental articulando o uso de tecnologias interativas, inspiradas no software ArguQuest. Nesse sentido o uso desses recursos tecnológicos digitais se propõe a promover e sistematizar as capacidades do estudante em produzir discursos, questionamentos argumentos a partir de uma questão problematizadora que gere uma discussão polêmica no âmbito escolar. A partir dos argumentos e questionamentos produzidos pelos estudantes, será analisado as influências culturais e metacognitivas nos processos de ensino e aprendizagem, vinculadas às experiências dos estudantes, na perspectiva da argumentação reflexiva de Leitão (2001). Pretende-se compreender a partir desse estudo até que ponto o uso das TDIC podem ser efetivas para o desenvolvimento metacognitivo do estudante, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre um conceito ou temática. Por outro lado, a presente pesquisa pretende estimular a capacidade dos alunos em formular perguntas e elaborar argumentos com embasamento teórico suportado por um pluralismo epistemológico pragmático. Trata-se de uma investigação qualitativa etnográfica, de caráter exploratório e descritivo, a ser vivenciado com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de PE, qual serão usadas técnicas para coletar dados, por meio de questionários, plataformas (WIX, Padlet) em modo digital, aplicativo (WhatsApp) e através das próprias discussões que forem realizadas em sala de aula. Os dados nos quais os estudantes constroem discursos e desenvolvem argumentos serão analisados a partir da perspectiva da argumentação reflexiva de Leitão (2001) outras interações que emergirem em outros momentos de discussão colaborativa será utilizada a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003).