CURADORIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Palavras-chave: curadoria educacional, formação continuada, prática crítico-reflexiva, professores de ciências, metodologia interativa, círculo hermenêutico-dialético
O presente estudo emerge do seguinte questionamento: como o uso da curadoria educacional no processo da formação continuada, em serviço, poderá estimular o pensamento crítico-reflexivo dos professores de ciências (biologia, química e física) para fortalecer a relação entre teoria e prática? Na tentativa de responder a tal pergunta, toma-se como objetivo principal o de analisar as implicações da curadoria educacional na formação continuada, em serviço, de professores de ciências (química, física e biologia) para a construção do pensamento crítico-reflexivo que seja refletido na relação teoria e prática dos docentes. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, será conduzida com docentes vinculados às escolas de tempo integral em Caruaru. Pretende-se propor um modelo de formação continuada, em serviço, utilizando-se da curadoria como norte para o planejamento execução da formação, bem como utilizar a Metodologia Interativa (Oliveira 2001) e o Círculo Hermenêutico-Dialético para uma abordagem mais abrangente na coleta dos dados, incluindo a Revisão Sistemática da Literatura, pesquisa documental e trabalho de campo com questionários e entrevistas. A Metodologia Interativa irá guiar a coleta de dados, enquanto a Análise Hermenêutica Dialética-Interativa será empregada para a compreensão contextualizada dos resultados. Espera-se que o modelo de formação continuada desenvolvido, fundamentado na curadoria educacional e na formação crítico-reflexiva, consiga trazer resultados que possam fomentar avanços com relação à formação continuada docente na contemporaneidade.