Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELE CRUZ ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELE CRUZ ALVES
DATA : 10/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA E O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO USO DE CONTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, Contos, Problematização, Momentos pedagógicos


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de contos em uma experiência formativa alicerçada nos 3MP pode oportunizar o desenvolvimento de um ensino de química problematizador. Uma educação problematizadora é aquela na qual a dialogicidade e o caráter reflexivo são elementos essenciais durante as aulas, caracterizando-se como um “ato cognoscente”, consistindo em um quefazer educativo que tem como ponto de partida e chegada à realidade social na qual os estudantes estão imersos, exigindo a superação existente entre educador-educando. Para o desenvolvimento da pesquisa será adotada uma metodologia qualitativa para registro e análise de dados. A coleta dos dados será realizada por meio de questionários e através do desenvolvimento de uma experiência formativa alicerçada nos Três Momentos Pedagógicos, visando a produção de contos e planos de aula. Quanto à análise recorremos à concepção de linguagem de Bakhtin (2011), uma vez que os dados emergidos da pesquisa configuram-se como elementos enunciativos. Dessa forma, utilizaremos a teoria da enunciação do autor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.128.744-** - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Interna - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
Externa à Instituição - MARLENE RIOS MELO - FURG
Notícia cadastrada em: 07/06/2024 11:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss01.producao-jboss01