ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA E O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO USO DE CONTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ensino de Química, Contos, Problematização, Momentos pedagógicos
Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de contos em uma experiência formativa alicerçada nos 3MP pode oportunizar o desenvolvimento de um ensino de química problematizador. Uma educação problematizadora é aquela na qual a dialogicidade e o caráter reflexivo são elementos essenciais durante as aulas, caracterizando-se como um “ato cognoscente”, consistindo em um quefazer educativo que tem como ponto de partida e chegada à realidade social na qual os estudantes estão imersos, exigindo a superação existente entre educador-educando. Para o desenvolvimento da pesquisa será adotada uma metodologia qualitativa para registro e análise de dados. A coleta dos dados será realizada por meio de questionários e através do desenvolvimento de uma experiência formativa alicerçada nos Três Momentos Pedagógicos, visando a produção de contos e planos de aula. Quanto à análise recorremos à concepção de linguagem de Bakhtin (2011), uma vez que os dados emergidos da pesquisa configuram-se como elementos enunciativos. Dessa forma, utilizaremos a teoria da enunciação do autor.