NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Natureza da Ciência. Licenciandos em Ciências Biológicas. Narrativas Autobiográficas.
A visão de ciência apresentada pelos professores na sala de aula está relacionada com o seu conhecimento acerca da Natureza da Ciência (NdC). Suas concepções podem exercer fortes influências na visão apresentada pelos alunos sobre a ciência. Diante disso, o processo de formação inicial de professores deve possibilitar discussões acerca da epistemologia da ciência, contribuindo para desenvolver uma visão adequada de ciência e aprimoramento de sua prática pedagógica em sala de aula nesse sentido. Para tanto, é fundamental entender quais visões acerca da NdC os futuros docentes possuem. Assim, consideramos que a utilização das narrativas autobiográficas oferece dados relevantes que favorecem esta compreensão, uma vez que por meio das narrativas orais e escritas dos licenciandos é possível investigar os significados atribuídos as experiências que envolvem os aspectos da NdC em sua trajetória de vida pessoal e acadêmica. Sob essa ótica, este estudo parte da seguinte questão norteadora: como licenciandos em ciências biológicas compreendem a NdC em um processo formativo na perspectiva das narrativas autobiográficas? O objetivo consiste em analisar as compreensões de licenciandos em ciências biológicas sobre a NdC em um processo formativo na perspectiva das narrativas autobiográficas. A pesquisa circunscreve-se na abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, e procedimentos da pesquisa autobiográfica. Para a produção dos dados será realizado um processo formativo com licenciandos do curso de ciências biológicas de uma universidade pública do estado do Ceará. As atividades propostas serão realizadas em seis encontros presenciais, de 3 horas/aula cada, onde os participantes produzirão narrativas autobiográficas orais e escritas relacionadas a compreensão da ciência, como esta concepção foi construída, e suas vivências com questões que envolveram a NdC no ensino em sua trajetória acadêmica, as quais serão compartilhadas, e realizada a escuta sensível e edição solidária. Também serão promovidas discussões e reflexões acerca dos diferentes aspectos da NdC envolvidos em um fato histórico sobre a radioatividade. Nesta atividade os licenciandos terão vivências com narrativas autobiográficas de pessoas que tiveram experiências com o acidente radioativo Césio-137 em Goiânia, no ano de 1986. Os dados serão obtidos por meio de audiogravação e narrativas autobiográficas. Para a análise das informações provenientes das transcrições das falas dos licenciandos ao longo dos seis encontros e das narrativas orais e escritas será utilizada a técnica de análise textual discursiva. Com este estudo espera-se demonstrar o impacto das experiências vivenciadas pelos licenciandos ao longo de sua trajetória de vida na compreensão sobre a NdC, e como estas concepções foram construídas e modificadas ao longo do tempo, fornecendo insights para reconhecer a necessidade de propiciar discussões e reflexões sobre a epistemologia da ciência no processo de formação inicial de professores, contribuindo para desenvolver concepções adequadas acerca da NdC e uma base sólida para sua prática pedagógica no contexto da sala de aula em relação a abordagem dos aspectos da NdC.