ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE ELEMENTO QUÍMICO A PARTIR DE RELAÇÕES IDENTIFICADAS COM ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE ÁTOMO
Compreensão conceitual. Átomo. Elemento químico. Perfil conceitual.
Historicamente os conceitos de átomo e elemento químico, tiveram uma relação mediante as teorias dos elementos primordiais/princípios e a atomista. Mesmo sabendo que “elemento” tinha um significado diferente do que compreendemos atualmente, essas discussões ajudaram a compreender aspectos da matéria. Somente no século XVIII, Lavoisier apresentou uma distinção entre esse conceito e o de substância simples, uma confusão recorrente até nos dias atuais. Desse modo, o trabalho tem como objetivo: Analisar processos de conceituação para elemento químico, a partir da relação entre as diferentes formas de pensar e modos de falar o conceito de átomo, vivenciados por estudantes de graduação em química licenciatura engajados em uma sequência de ensino e aprendizagem. Este objetivo principal se desdobra em outras intenções de pesquisa, tais como: Identificar significados e sentidos atribuídos ao conceito de elemento químico e zonas do perfil conceitual de átomo por estudantes da disciplina de história da química; Analisar processos de conceituação para átomo e elemento químico vivenciados por estudantes de graduação em química licenciatura no processo de uma sequência de ensino e aprendizagem; Organizar relações entre compromissos implicados nos modos de pensar elemento químico com as zonas do perfil conceitual de átomo que podem ser de natureza epistemológica, ontológica e/ou axiológica. Para isso, serão considerados pressupostos da Teoria dos Perfis Conceituais e relações entre sentidos e significados estabelecidas nas interações discursivas em sala de aula, como componentes constitutivos do processo de conceituação. Será adotada uma metodologia qualitativa, para registro e análise de dados, a partir de uma sequência de ensino e aprendizagem. Aplicada com estudantes da disciplina de história da química, da licenciatura em química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As gravações dos áudios foram transcritas para análise e, além disso, questionários e diálogos a partir de um estudo de caso forneceram a base de dados. Com o intuito de analisar as convergências e dissonâncias, dos diferentes modos de pensar sobre elemento químico e átomo, bem como, a importância para o processo de conceituação dos estudantes a partir da ferramenta analítica desenvolvida por Scott e Mortimer. Os resultados demonstram uma relação entre os conceitos de átomo e elemento químico mediante os compromissos identificados nas respostas dos estudantes aos instrumentos de pesquisa, bem como a interação na sequência de ensino e aprendizagem demonstra a conceituação desses conceitos.