Empreendedorismo e Modelagem Matemática : um estudo sobre custos e benefícios com estudantes do 3º ano do Ensino Médio
Educação Financeira; Ensino e Aprendizagem; Empreendedorismo e Modelagem Matemática
Este trabalho tem o objetivo de analisar possibilidades de ensino e aprendizagem sobre Empreendedorismo à luz da Modelagem Matemática. Dentre os quadros teóricos sobre Modelagem matemática tomamos como referência o modelo proposto por Dionísio Burak. A noção de Empreendedorismo é discutida a partir de orientações curriculares e da literatura na área de Educação e da Educação matemática. Esta pesquisa será realizada com alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana do Recife, em uma disciplina eletiva de educação financeira e empreendedorismo, componente curricular do ensino médio de Pernambuco. Ao final da pesquisa, pretende-se analisar cada uma das fases da Modelagem Matemática: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento dos problemas, resolução do(s) problema(s) e desenvolvimento da matemática relacionada ao tema, análise crítica da(s) solução(ões).