Banca de QUALIFICAÇÃO: WELSON STE-CROIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELSON STE-CROIX
DATA : 29/05/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

 

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA FORMAÇÃO INICIAL PARA ENSINAR  MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS PROFESSORES DO BRASIL E DO HAITI



PALAVRAS-CHAVES:

Representações sociais. Formação inicial. Anos iniciais. Matemática.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre as representações sociais de professores dos anos iniciais do Haiti e do Brasil sobre a formação inicial e o ensino de matemática. Como referencial teórico e metodológico adotamos a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central. A pesquisa será desenvolvida por meio de Teste de Associação Livre de Palavras sobre a formação inicial dos professores para ensinar matemática, que ocorre no cenário de escolas normais no Haiti e no curso de Pedagogia no Brasil. Após a identificação do campo semântico, realizaremos um teste de hierarquização de palavras e entrevistas. Assim, esperamos como resultados termos uma visão dos significados atribuídos à formação docente nos dois países, bem como, indícios sobre o ensino de matemática nos anos iniciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELISANGELA BASTOS DE MELO ESPINDOLA
Interno - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA
Externa à Instituição - VIVIANE DE BONA - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 18:56
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss09.producao-jboss09