Banca de QUALIFICAÇÃO: YRAILMA KATHARINE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YRAILMA KATHARINE DE SOUSA
DATA : 23/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA E SUA INTERFACE COM A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, Resolução de Problemas, Autorregulação da Aprendizagem.

 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que consegue envolver a
proposição de atividades com questionamentos, estimuladores da interação,
participação ativa de estudantes, reflexões e desenvolvimento de ações articuladas
para alcance de soluções. A autorregulação possibilita ao individuo o
desenvolvimento de sua autonomia para o alcance de objetivos e maximização de
sua aprendizagem. Considerando estes aspectos, esta tese busca compreender as
contribuições da metodologia de Resoluções de Problemas para a mobilização de
conceitos da Química, e o desenvolvimento de elementos do ciclo autorregulatório
da aprendizagem pelos licenciandos de Química, tendo como objetivos específicos:
i) identificar o perfil e contexto dos licenciandos de Química com relação ao ensino e
aprendizagem desta ciência; ii) descrever os conceitos e estratégias que os
licenciandos mobilizam para resolver problemas de Química, a partir do uso de
organizador conceitual, durante o ensino desta ciência; iii) analisar as contribuições
da Resolução de Problemas para o engajamento e aprendizagem dos licenciandos
durante o processo de ensino de Química; iv) identificar quais etapas do ciclo de
autorregulação de aprendizagem, são desenvolvidas pelos licenciandos durante o
processo de resolução de problemas de química. A metodologia proposta foi
classificada numa abordagem qualitativa do tipo aplicação, e envolverá como local
de pesquisa o laboratório de química de uma Universidade Federal de Pernambuco
e, como participantes, licenciandos em química, matriculados na disciplina de
Química Analítica II. As ações da pesquisa contarão com o desenvolvimento de três
momentos, que para registro de dados envolverão a observação participante
(anotada/audiogravada), uso de questionário estruturado, aplicação de problemas
contextualizados, elaboração de mapa conceitual e de releases. Para análise e
interpretação dos dados obtidos por meio dos releases, observações e questionário,
será utilizado o estabelecimento de categorias a priori, orientadas pelas etapas de
aplicação da metodologia de Resolução de Problemas e pelo ciclo autorregulatório
de aprendizagem de Pintrich. Quanto aos conteúdos obtidos por meio dos
organizadores conceituais construídos, sofrerão uma análise estrutural, leituras e
interpretações. Frente ao exposto, queremos então, enfatizar a inserção de
metodologias de ensino que favoreçam a mobilização de conceitos diversos,
exploração de diferente competências/habilidades e autorregulação da
aprendizagem do aprendiz, sem desconsiderar a significância da mediação do
docente e o contexto sociocultural do aprendiz. Esperamos, com isso, que a tese
traga apontamentos importantes para o ensino das Ciências, especialmente da
Química, seja para continuidade com pesquisas ou para ajustes em metodologias de
ensino, uma vez que se preocupa em abordar discussões em relação às práticas
pedagógicas direcionadas a formação de futuros docentes em química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
Externo ao Programa - 3822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA - UFRPEExterna à Instituição - LAURINDA SOUSA FERREIRA LEITE - UMinho
Externa à Instituição - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 17:18
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