PESQUISA E ESCRITA EM PROJETOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPERCUSSÕES NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Escrita, Alfabetização Científica, Projetos Escolares
A Alfabetização Científica (AC) é crucial para o desenvolvimento de indivíduos capazes de compreender, analisar e tomar decisões informadas sobre questões que permeiam a sociedade contemporânea. No entanto, muitos estudantes enfrentam desafios significativos ao tentar adquirir essa competência, especialmente no que diz respeito à expressão escrita de conceitos científicos e vivência destes termos no cotidiano. O foco deste projeto está na relação entre a escrita científica e a AC, que traz um referencial teórico essencial para capacitar os alunos a compreender, analisar e tomar decisões informadas sobre questões científicas na sociedade contemporânea. A escrita científica não é apenas uma transmissão de informações, mas também requer a habilidade de articular ideias de maneira clara, coesa e precisa. O problema de pesquisa central aborda como o ato de "escrever ciência" está inserido nos Projetos Escolares Científicos (PEC) e seus desdobramentos para a aprendizagem das ciências, a alfabetização científica e a autonomia crítica dos alunos do ensino fundamental. Este problema surge da necessidade de compreender como a AC é praticada nas escolas, especialmente ao ter ciência dos dados recentes do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira de 2021, que demonstram baixa proficiência em língua portuguesa entre os alunos do ensino fundamental, o que, em princípio, impactaria todo o processo de ensino de ciências. Para alcançar respostas para essas questões, o projeto delineia quatro objetivos específicos: compreender os PEC e suas contribuições para a AC; analisar os significados atribuídos aos PEC por alunos e professores; explorar como e se o ato de escrever contribui para a AC; e elaborar material pedagógico para apoiar os PEC em escolas. O objetivo geral é compreender as relações entre a escrita e a AC por meio dos PEC, observando seus significados atribuídos por professores e alunos. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, fundamentada na fenomenologia, com base nos estudos de Edmund Husserl e outros autores. Será realizada em uma escola pública localizada na região metropolitana do Recife, Pernambuco, que promove a AC por meio de projetos escolares. A coleta de dados envolverá questionários do tipo survey, entrevistas fenomenológicas com alunos e professores, além de grupos focais para entender a dinâmica entre eles. A análise dos dados seguirá os pressupostos fenomenológicos. Espera-se encontrar novidades nos parâmetros da AC, assim como poderemos produzir maiores conexões entre escola de nível fundamental e a educação superior.