CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL: uma abordagem a partir da inserção de Rotação por Estações no Ciclo da Experiência de Kelly
Ensino de Ciências, Temas Transversais, Sexualidade, Metodologia Ativa, Corolário da Experiência.
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da metodologia Rotação de Estações no Ciclo Experiência Kelly para formar conceitos sobre o conteúdo da educação sexual com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A Teoria de Kelly coloca o homem como um cientista, pois ele está sempre prevendo e antecipando acontecimentos para que seja possível lidar com o que ainda está por acontecer, pois assim como o cientista cria suas hipóteses, o ser humano cria expectativas. Desta forma, os alunos vivenciarão a metodologia de rotação ativa por estação inserida em uma das 5 etapas do ciclo de experiência Kelly para que conceitos sobre educação sexual possam ser construídos/reconstruídos. O tema é historicamente negligenciado nos documentos que regem a educação, resultando na invisibilidade nas práticas educativas e na naturalização de discursos equivocados sobre o conteúdo da educação sexual, que refletem negativamente no cotidiano dos estudantes.