Banca de DEFESA: ADRIANA CONRADO DE SÁ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA CONRADO DE SÁ
DATA : 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Educação bl B Sala 7
TÍTULO:

Práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão no ensino de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo no contexto de uma escola situada no sertão pernambucano.


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas pedagógicas; Educação Inclusiva; Formação de professores.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA e o processo formativo das professoras para o Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O TEA são distúrbios do neurodesenvolvimento, que têm como características déficits na comunicação, comportamento e na interação social, apresentando uma grande variação de manifestações de pessoa para pessoa. O aluno com deficiência tem direito a uma educação de qualidade e que respeite as suas especificidades. Nos últimos anos tem se intensificado as discussões sobre a inclusão escolar, sendo uma temática atuante e importante no ensino de Ciências, uma vez que os conhecimentos científicos sempre estiveram presentes nas interações humanas, sendo necessários na vida das pessoas. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública municipal de Serra Talhada – PE, tendo como participantes duas professoras que ensinam Ciências no 5° ano do Ensino Fundamental, e a gestora da escola. A coleta de dados ocorreu por meio de observações e entrevistas semiestruturadas, a análise de dados se desenvolveu a partir da interpretação crítica e com inspiração nos fundamentos da Análise de Discurso – AD. Os resultados da pesquisa apontaram que os documentos da escola, estão de acordo com as legislações brasileiras, porém na prática a inclusão ainda não ocorre como deveria ser. As práticas pedagógicas das entrevistadas buscam incluir os alunos com TEA, no entanto, faz-se necessário melhorar qualidade nas formações continuadas para essa temática.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIA APARECIDA TENORIO SALVADOR
Interna - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA
Externo à Instituição - DAVID GADELHA DA COSTA - UFAL
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 11:32
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss10.producao-jboss10