ANÁLISE DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM TRÊS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO
Ambientalização; Currículo; Educação Ambiental; Educação Superior.
Os impactos evidentes das atividades humanas no meio ambiente têm gerado debates acalorados, promovendo a difusão da necessidade de reorientar as formas de pensamento e de organização da sociedade no sentido da sustentabilidade socioambiental. A inclusão da dimensão ambiental nas práticas sociais tem sido considerada uma questão planetária e urgente, com relevante rebatimento nos sistemas educacionais. Em se tratando do ensino superior, a ambientalização da formação profissional e dos currículos é uma questão ainda
em aberto, que necessita de compreensão e aprofundamento nos contextos práticos institucionais. Nesse sentido, este projeto de tese propõe uma pesquisa que problematiza o processo de ambientalização curricular no ensino de graduação em Administração, à luz da perspectiva crítica da Educação Ambiental (EA). A pesquisa será realizada em três cursos de bacharelado em Administração pela Universidade Federal Rural de
Pernambuco, no Nordeste Brasileiro, situados em três unidades acadêmicas: Sede, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e Unidade Acadêmica de Educação a distância e Tecnologia (EADTec). Os questionamentos que orientam a pesquisa são: Que concepções e proposições acerca da EA e da sustentabilidade socioambiental estão presentes nos documentos curriculares dos cursos de bacharelado em Administração? Que estratégias discursivas são adotadas por esses cursos para a inclusão no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e em suas matrizes curriculares? Que espaços efetivos a EA ocupa nos currículos dos cursos pesquisados? Por meio de que concepções éticas e políticas de EA é refletida na prática pedagógica dos docentes? Que estratégias de gestão acadêmica podem ser propostas para a consolidação da EA nos contextos estudados? O objetivo geral é analisar os processos de ambientalização curricular dos cursos de Administração a partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica, tendo por foco de análise as propostas curriculares e as práticas pedagógicas docentes. O trabalho será orientado por uma abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimentos metodológicos variados que incluem: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com coordenadores e professores dos cursos de graduação em Administração de três unidades acadêmicas da UFRPE, além da aplicação de questionários com estudantes de Administração das unidades selecionadas. A pesquisa permitirá identificar o processo de ambientalização curricular e as práticas ambientais dos cursos de Administração, evidenciando a preocupação desses cursos em assumir sua responsabilidade socioambiental, o potencial de transformação da instituição por meio de um currículo sustentável e a necessidade de dar mais espaço e força à Educação Ambiental na formação de novos administradores.