A produção de HQ para o Ensino de Física: desencadeando a construção de significados
e processos autorregulatórios entre licenciandos/as em Física
Autorregulação da Aprendizagem. Biofísica da visão. Ensino de
Física. Histórias em Quadrinhos. Multimodalidade.
O Ensino de Física torna-se um campo importante de discussão devido sua abordagem
tradicional que pouco favorece a aprendizagem de conhecimentos declarativos ou o
desenvolvimento de processos autorregulatórios, necessários para aprendizagem das ciências.
Precisamos, então, pensar e refletir sobre um processo de ensino e aprendizagem em Física, que
envolva diferentes metodologias, linguagens, estratégias e recursos didáticos. As Histórias em
Quadrinhos (HQs) possuem grande potencial para explorar diferentes áreas do conhecimento,
inclusive a Física, devido à utilização de diferentes modos semióticos (imagens, texto etc.) para
dar significados aos fenômenos. A Multimodalidade com o auxílio da Gramática do Design
Visual (GDV) contribui para analisar ferramentas pedagógicas como essas. Nesse contexto, o
presente trabalho procurou investigar se produzir HQs, que levem em consideração seus
aspectos característicos e os elementos da GDV, pode contribuir para aprendizagem da Biofísica
da Visão e desencadear processos autorregulatórios. Com isso, nosso objetivo geral foi
investigar o(s) potencial(ais) das HQs na formação inicial de professores de física quanto a suas
contribuições para produção de significados no ensino da Biofísica da visão e no tocante ao
desencadeamento de processos autorregulatórios da aprendizagem. A pesquisa é de natureza
interventiva (PNI) ou pesquisa de intervenção (Teixeira e Megid Neto, 2017). A construção dos
dados ocorreu durante um curso de extensão em uma universidade pública brasileira, intitulado:
“Histórias em quadrinhos e sua multimodalidade para o ensino de física”. Participaram dez
licenciandos/as em física. Foram construídos três corpora. Para construção dos corpora I e III
utilizamos questionário que foram analisados utilizando elementos da Análise de Conteúdo
(Bardin, 2011) e no corpus II utilizamos as produções das HQs que foram analisadas utilizando
a GDV (Kress e Van Leeuwen, 2006). Os resultados indicam que os/as estudantes reconhecem a
necessidade do uso de HQs em sala de aula. Consideram que estas ferramentas podem ser
usadas em diversas propostas pedagógicas, instigando a criatividade e despertando o interesse
pela física, apesar de acreditarem em alguns desafios/limites como a dificuldade em suas
produções. Percebemos que é possível criar significados sobre a biofísica da visão, através dos
elementos textuais e imagéticos que compuseram as HQs produzidas. Observamos ainda
processos de Autorregulação da Aprendizagem, pois os estudantes buscaram sanar as
dificuldades pesquisando o conteúdo além do que foi abordado no curso e criando novas
estratégias e caminhos que afetaram o comportamento até finalizarem a produção de suas HQs.