Estudos exploratório e descritivo sobre as contribuições da Aprendizagem da Tecnológica Ativa no ensino de Química no contexto do ensino médio
Aprendizagem Tecnológica Ativa. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Metodologias Ativas. Ensino de Química. Ensino Médio.
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são interfaces ubíquas, presentes em diversos contextos sociais, promovendo transformações significativas nos comportamentos, pensamentos, relações e emoções humanas. No cenário educacional brasileiro contemporâneo, especificamente nos processos de ensino e aprendizagem em relação ao Ensino de Química no contexto do ensino médio, se observam impactos iminentes de lacunas de conhecimento para a utilização adequada dessas interfaces em sala de aula, como infraestrutura insuficiente e investimentos desproporcionais diante das novas exigências do mundo tecnológico. As Metodologias Ativas, por sua vez, emergem como uma alternativa promissora, uma vez que colocam o estudante no centro dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo e valorizando a autonomia, o engajamento, a colaboração e o senso crítico. Nesse sentido, a Aprendizagem Tecnológica Ativa, um modelo explicativo que propõe a implementação de Tecnologias Digitais com Metodologias Ativas, estruturado em cinco pilares: Papel Docente, Protagonismo do Estudante, Suporte Tecnológico, Aprendizagem e Avaliação; sugere que o aprendizado por meio de conteúdos disponíveis em plataformas digitais seja acessível a qualquer momento e situação do cotidiano. Essa pesquisa tem como pergunta de pesquisa: “Quais são as contribuições da Aprendizagem Tecnológica Ativa como proposta pedagógica no Ensino de Química em escolas públicas da rede de ensino estadual de Pernambuco no contexto do Ensino Médio?”. De natureza qualitativa, o Percurso Metodológico é dividido em dois estudos: exploratório, empregando a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura; descritivo, adotando a abordagem de Pesquisa-ação, envolvendo observação, planejamento e intervenção. Durante a intervenção, foram implementadas as Metodologias Ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos, Gamificação, Sala de Aula Invertida e Ensino sob Medida; ressalta-se que essa pesquisa incluiu a aplicação de recursos tecnológicos, como Inteligência Artificial, Simuladores Computacionais e Aplicativos e, para além, se destaca a criação de Materiais Digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de fichas de observação, questionários avaliativos e protocolos de entrevistas. A análise de dados das entrevistas será realizada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo exploratório sugerem que os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa podem operar simultaneamente ou adotar uma estrutura mais flexível, independentemente do contexto; enquanto os resultados do estudo descritivo indicam que o pilar do Papel Docente, especialmente quando associado ao pilar do Protagonismo do Estudante, se destaca como aspectos mais complexo quando aplicado de maneira prática nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, no estudo descritivo, os pilares da Avaliação e da Aprendizagem são considerados como interligados e indissociáveis, enquanto, o Suporte Tecnológico em ambos os estudos necessita de infraestrutura adequada e formação docente apropriada para implementar propostas fundamentadas na Aprendizagem Tecnológica Ativa. Considera-se que essa pesquisa é um ponto de partida, reconhecendo a necessidade de investigações mais amplas e aprofundadas para compreender totalmente as potencialidades e limitações da Aprendizagem Tecnológica Ativa como modelo pedagógico em variados contextos e níveis educacionais.