DESENHO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE CORONAVÍRUS E COVID-19 NUMA PERSPECTIVA COMPLEXA PARA A APLICAÇÃO COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Ensino das Ciências; Sequência de ensino-aprendizagem; pensamento complexo
Na ciência, o ensino de temáticas complexas como o coronavírus e a pandemia da COVID-19 é bastante desafiador devido a abstração dos microorganismos e da dimensão dos impactos pandêmicos. Assim, ter um olhar mais amplo da temática para além dos conteúdos biológicos e fragmentados, de apenas um nível de realidade, considerando as conexões existentes entre os elementos que compõem o conteúdo é uma tarefa ainda mais difícil. Nesse viés, nesta pesquisa foram considerados os elementos da teoria transdisciplinar e do pensamento complexo Nicolescu (1999) e Morin (2015), respectivamente. Suas características são contrárias aos conceitos cartesianos de fragmentação do conhecimento, trazendo uma nova perspectiva para pensar a contemporaneidade, propondo uma religação dos saberes compartimentados. Assim, este trabalho tem como objetivo principal desenhar e aplicar uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) sobre o coronavírus e a Covid-19, numa perspectiva complexa, fundamentada na abordagem construtivista integrada proposta por Méheut (2004). Essa abordagem contempla a relação das dimensões epistêmica e pedagógica do losango didático, ou seja, a relação do professor com os alunos e desses sujeitos com o conhecimento em construção. A SEA contempla diversas atividades que ajudaram a os alunos na aprendizagem e construção dos conhecimentos sobre o coronavírus e COVID-19n uma perspectiva complexa. Duas dessas produções, produção de podcast e resenha crítica, foram analisadas à luz do padrão de argumentação de Toulmin, que possibilitou observar os argumento construídos pelos alunos e seu embasamento na ciência, bem como a construção das aprendizagens em uma visão complexa.