OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES E CODOCENCIA: UM PROCESSO DE CO-FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Oficinas didáticas Interdisciplinares; Co-docência; Formação de professores
A identidade profissional do professor é moldada pelas significações sociais da profissão, revisão
constante dos significados, tradições e práticas culturalmente consagradas. Ao pensar na formação de
professores, a atenção deve se voltar para a construção da identidade profissional e a complexidade da
profissão, isso implica a reconstrução dos espaços formativos para uma formação condizente com o
século XXI. Ao estabelecer as Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODI) e a "co-docência" como
propostas na formação de professores, busca-se alterar as relações dicotômicas entre teoria e prática
nesses processos, desenvolver a capacidade criativa e propor uma formação docente interdisciplinar.
Diante do exposto, propusemos a investigação da seguinte questão de pesquisa: ―Quais elementos da
co-docência e interdisciplinaridade são trabalhadas no processo de construção de Oficinas Didáticas
Interdisciplinares (ODI) por professores de ciências e matemática em formação inicial e continuada,
em um processo co-formativo, em uma Universidade pública de Pernambuco?‖. E temos como
objetivo geral analisar a co-docência e a interdisciplinaridade desenvolvidas por professores em
formação inicial e continuada no processo de construção das Oficinas Didáticas Interdisciplinares
(ODI). A presente investigação se desenvolveu com base nas características da pesquisa qualitativa,
sendo a pesquisa-ação o tipo de pesquisa que melhor representa o trabalho e teve como ambiente o
curso de Licenciatura em Química, ofertado por uma Universidade em Pernambuco. Com finalidade
de alcançar os objetivos propostos, utilizamos como técnicas de coleta de dados a observação
participante, grupo focal e a análise documental. Para análise de dados será utilizada a Análise
Hermenêutica Dialética, segundo Oliveira (2001; 2013) e Minayo (2014). Organizamos as discussões
em categorias teóricas abordando a interdisciplinaridade na formação docente e a co-docência como
um processo co-formativo e dialógico. E, encontramos nestas categorias teóricas categorias empíricas:
Oficinas Didáticas Interdisciplinares como estratégia formativa interdisciplinar; Dialogicidade na
formação de professores; Relação estabelecida entre os atores sociais. Concluímos que a utillizaçãoda
criação, execução e avaliação de Oficinas Didáticas Interdisciplinares como espaço tempo para a
co-docência, aponta para uma formação de professores de ciênciasque acontece de maneira coletiva e
dinâmica, numa perspectiva em que se torna incontornável a relação entre a teoria e prática, a
ampliação das possibilidades dos sujeitos de ―serem mais‖, o incentivo à interpretação e
intervenção nas práticas sociais e a abertura às diferenças por meio da co-responsabilidade.