LUZ SÍNCROTRON: uma abordagem para o ensino médio na perspectiva de divulgação científica
Ensino por Investigação, Divulgação Científica, Luz Síncrotron, Acelerador de Partículas Sirius
Em nossa investigação, o objetivo geral foi analisar as contribuições da Divulgação Científica (DC), por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI), na abordagem da radiação eletromagnética da luz síncrotron e na divulgação do acelerador de partículas brasileiro, Sirius. A trajetória metodológica consistiu em duas etapas: a primeira envolveu a construção de uma uma Sequência Didática (SD) para o ensino da temática, utilizando a SEI como arcabouço teórico, validada por professores de ciências que participaram da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM). A análise dos resultados permitiu a constatação da viabilidade da SEI para abordar a luz síncrotron e o acelerador de partículas Sirius. Após a construção e validação, a sequência foi desenvolvida com estudantes do Ensino Superior, em uma turma de didática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Seguindo as quatro etapas da SEI, destacamos a proposição do problema experimental ou teórico com o uso de uma maquete construída do acelerador, a sistematização do conhecimento por meio de discussões entre os alunos, a contextualização e aprofundamento com textos e mídias digitais, e a avaliação ao longo do desenvolvimento da SD. A análise das informações coletadas, com base no Padrão de Argumento de Toulmin (TAP) juntamente com os indicadores de Alfabetização Científica (AC), revelou lacunas de aprendizagem. No entanto, evidenciou também indícios de apropriação de conhecimentos científicos pelos estudantes, apontando para o potencial da SD. Os resultados indicaram avanços no entendimento da temática e uma crescente conscientização dos alunos sobre a importância do investimento na ciência e em suas tecnologias. A presença dos elementos da SEI em nossa investigação possibilitou o acompanhamento e planejamento de ajustes no trabalho docente, superando obstáculos e identificando lacunas conceituais. O uso da DC facilitou a discussão sobre o Sirius, a maior infraestrutura de pesquisa do país, por meio de diálogos, textos e mídias digitais.