Banca de DEFESA: GIANA RAQUEL ROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIANA RAQUEL ROSA
DATA : 30/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual -Google Meet
TÍTULO:

PIBID COMO TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras-chave: PIBID-Ciências Biológicas; Formação de professores; terceiro espaço de formação


PÁGINAS: 150
RESUMO:

RESUMO

Essa tese discute a questão da formação docente a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas. A base do PIBID articula formação docente (inicial e continuada), valorização (do magistério e da escola pública), articulação entre universidade e escola visando alcançar/melhorar a qualidade do ensino tanto no âmbito do ensino superior como nas escolas de educação básica. Isso posto, nasceu as questões que esta tese buscou responder:  que elementos contribuem para o PIBID Biologia se consolidar como terceiro espaço de formação docente? E como os sujeitos participantes do PIBID Biologia percebem as articulações entre teoria/ prática e Universidade/Escola na formação docente? Nesse sentido, os objetivos foram: relacionar o PIBID-Ciências Biológicas como um “terceiro espaço de formação docente” (ZEICHNER, 2010, p. 486), no sentido de superação de binaridades existentes entre o conhecimento prático profissional e o conhecimento acadêmico, entre a teoria e a prática. E aqui se circunscreve o caráter inovador dessa pesquisa: através de uma metodologia especial, o círculo hermenêutico dialético – CHD (Gadamer, 1999), e utilizando a análise hermenêutica dialética interativa - AHDI (Oliveira (2014),  ambas realizadas virtualmente, em função do período pandêmico, relacionar o PIBID-Ciências Biológicas da UFAL com a criação de espaços híbridos, um terceiro espaço de formação, que reúne professores da Educação Básica e do Ensino Superior; cada um contribuindo com conhecimentos, tanto na prática profissional como no campo teórico, traduzidos em novas formas para aprimorar a formação dos futuros professores. A metodologia permitiu que as questões-problema fossem respondidas e os objetivos alcançados. Os resultados mostraram o entrelaçamento entre o triângulo de formação de Nóvoa (2019) que articula universidades↔escolas↔professores, promovendo espaço de formação que entrelaça esses elementos, lembrando que “ligação entre a formação e a profissão é central para construir programas coerentes de formação” (Nóvoa, 2019, p. 7),  a tríade de Zeichner (2013), que envolve educadores↔professores universitários↔licenciandos, que trabalhando em colaboração constroem, conjuntamente, expertise e formação profissional. Nessas tríades, vemos o PIBID-Ciências Biológicas como um terceiro espaço de formação docente que transita tanto pelo triângulo de Nóvoa, como pela tríade do próprio Zeichner.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.486.147-** - MARIA MARLY DE OLIVEIRA - UFRPE
Interna - ***.118.734-** - IVONEIDE MENDES DA SILVA - UFRPE
Interna - MARIA APARECIDA TENORIO SALVADOR
Externa à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO - UFSCAR
Externa à Instituição - SANDRA R.PAZ DA SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 09:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss02.producao-jboss02