PIBID COMO TERCEIRO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave: PIBID-Ciências Biológicas; Formação de professores; terceiro espaço de formação
RESUMO
Essa tese discute a questão da formação docente a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas. A base do PIBID articula formação docente (inicial e continuada), valorização (do magistério e da escola pública), articulação entre universidade e escola visando alcançar/melhorar a qualidade do ensino tanto no âmbito do ensino superior como nas escolas de educação básica. Isso posto, nasceu as questões que esta tese buscou responder: que elementos contribuem para o PIBID Biologia se consolidar como terceiro espaço de formação docente? E como os sujeitos participantes do PIBID Biologia percebem as articulações entre teoria/ prática e Universidade/Escola na formação docente? Nesse sentido, os objetivos foram: relacionar o PIBID-Ciências Biológicas como um “terceiro espaço de formação docente” (ZEICHNER, 2010, p. 486), no sentido de superação de binaridades existentes entre o conhecimento prático profissional e o conhecimento acadêmico, entre a teoria e a prática. E aqui se circunscreve o caráter inovador dessa pesquisa: através de uma metodologia especial, o círculo hermenêutico dialético – CHD (Gadamer, 1999), e utilizando a análise hermenêutica dialética interativa - AHDI (Oliveira (2014), ambas realizadas virtualmente, em função do período pandêmico, relacionar o PIBID-Ciências Biológicas da UFAL com a criação de espaços híbridos, um terceiro espaço de formação, que reúne professores da Educação Básica e do Ensino Superior; cada um contribuindo com conhecimentos, tanto na prática profissional como no campo teórico, traduzidos em novas formas para aprimorar a formação dos futuros professores. A metodologia permitiu que as questões-problema fossem respondidas e os objetivos alcançados. Os resultados mostraram o entrelaçamento entre o triângulo de formação de Nóvoa (2019) que articula universidades↔escolas↔professores, promovendo espaço de formação que entrelaça esses elementos, lembrando que “ligação entre a formação e a profissão é central para construir programas coerentes de formação” (Nóvoa, 2019, p. 7), a tríade de Zeichner (2013), que envolve educadores↔professores universitários↔licenciandos, que trabalhando em colaboração constroem, conjuntamente, expertise e formação profissional. Nessas tríades, vemos o PIBID-Ciências Biológicas como um terceiro espaço de formação docente que transita tanto pelo triângulo de Nóvoa, como pela tríade do próprio Zeichner.