JOGOS EDUCATIVOS ARTICULADOS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA, COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE
Jogos didáticos, resolução de problemas, processo formativo, teoria da atividade
O projeto de tese tem por objetivo investigar as potencialidades e desafios de um processo formativo que envolve a articulação entre jogos educativos e a resolução de problemas no ensino de química, desenvolvido para licenciandos de Química, em uma Instituição de Ensino Superior do Agreste de Pernambuco, com base na teoria histórico-cultural da atividade. A abordagem adotada para análise dos dados da pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo de pesquisa exploratória e participante. Os participantes da pesquisa serão estudantes do curso de licenciatura em química matriculados na disciplina Metodologia do Ensino de Química II, no lócus da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. As etapas da pesquisa envolverão: revisão de literatura, estrutura e desenvolvimento de um processo formativo sobre jogos educativos articulados a abordagem de resolução de problemas, e a análise dos dados, que será realizada com base em categorias relativas a aspectos da teoria histórico-cultural da atividade. Os instrumentos de coleta e registro de dados adotados serão: videogravação, problemas, planos de aulas, episódios do processo formativo e questionários. As normas e príncipios de ética na pesquisa serão considerados segundo a resolução 510/2016.