A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO NA PRODUÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA A PARTIR DA BNCC
BNCC, Políticas Curriculares, Ensino de Ciências, Currículo de Pernambuco.
No Brasil, em 2017, com a chegada da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ensino Fundamental, decorreram diversas mudanças políticas no panorama da educação nacional. Após a homologação da BNCC, estados e municípios foram direcionados a rever e reestruturar seus currículos. Nesse processo, foi necessário considerar o papel dos docentes, seus conhecimentos e participação no percurso de produção desses documentos. Certo é que a feitura da Base e das produções documentais correlatas a ela configuraram-se como uma arena de produção de saberes, na qual grupos sociais com capitais culturais distintos tomaram parte de forma diferenciada. Como documento normativo, a BNCC apresenta-se como uma referência para a elaboração e revisão dos currículos escolares brasileiros, contudo, implica também em um processo descentralizado, que ocorre tanto dentro quanto fora da escola. Com efeito, a produção do currículo constitui um campo conflituoso em que grupos sociais lutam por uma hegemonia na produção de sentidos. Nesta pesquisa, utilizamos referenciais associados à abordagem do Ciclo de Produção de Políticas Educacionais elaborada pelo sociólogo inglês Stephen Ball e seus colaboradores, entre eles as(os) brasileiras(os) Alice Casimiro Lopes, Elisabeth Macedo e Jefferson Mainardes. Como parte desse referencial teórico-metodológico mobilizamos a noção de práticas discursivas no sentido de Michel Foucault, sendo o currículo ao mesmo tempo texto e discurso. Trabalhamos com a hipótese de que no contexto de produção do texto da política curricular de Pernambuco houve relativa participação pública dos(as) professores(as) na elaboração do currículo, em decorrência tanto do peso do documento nacional sobre a elaboração do texto estadual, quanto das formas condicionadas de participação representativa. Portanto, neste projeto de pesquisa, temos como objetivo analisar o processo de produção da política curricular da área de Ciências da Natureza Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Pernambuco (CPE-CNEFAF), enfocando a participação docente e os discursos mobilizados pelos atores sociais. Para realizar esse empreendimento, adotaremos a abordagem qualitativa, fazendo uma análise dos discursos de professores e professoras de ciências da natureza que participaram do processo de produção do documento de política curricular, bem como do documento final CPE-CNEFAF.