Abordagem CTS e atividades experimentais: caminhos para a articulação de conhecimentos no ensino de química
Atividades experimentais; abordagem CTS; Ciclo de Responsabilidade de Waks
Muito se tem avançado em pesquisas envolvendo a abordagem CTS no ensino de química em diversos âmbitos, buscando a superação do modelo de ensino tradicional a partir da inserção e discussões sobre os aspectos importantes dessa abordagem no contexto de sala de aula. No entanto, poucos trabalhos trazem a atividade experimental a luz da abordagem CTS para que o estudante possa ter uma maior compreensão das inter-relações existentes entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, auxiliando-o na aprendizagem de conceitos científicos, tecnológicos, considerando a construção sócio-histórica do conhecimento. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais para a compreensão das relações CTS e do conhecimento associado a cada uma dessas instâncias no ensino de química em uma perspectiva sócio-histórica, visando uma formação crítica dos educandos. Esta pesquisa terá uma abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e interpretativo. Como sujeitos participantes teremos a professora/pesquisadora e 40 estudantes da terceira série do ensino médio do componente curricular Química de uma escola da rede pública localizada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Como instrumentos, utilizaremos a videogravação, a observação participante e os relatórios dos estudantes. Como aporte teórico-metodológico, será desenvolvida uma sequência didática à luz do Ciclo de Responsabilidade de Waks (1992), contemplando a atividade experimental problematizadora (FRANCISCO JÚNIOR; FERREIRA; HARTWIG, 2008) estruturada a partir da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2004). Para a análise dos dados, utilizaremos os pressupostos da Análise das Interações Discursivas de Mortimer e Scott (2002).