ORIENTAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: ANÁLISE DA ELABORAÇÃO DE OFICINA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR COM A ABORDAGEM CTS
Formação inicial; Orientações Conceituais; Oficinas Didáticas Interdisciplinares; Abordagem CTS.
A formação inicial trata-se do período no qual os licenciandos estão construindo-se para futura prática docente. Nesse sentido, os cursos de formação possuem orientações que direcionam todo o currículo e perfil dos licenciandos. A partir dessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa trata de um percurso formativo na formação inicial de professores de química articulado à – ODIs, e da Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Atribuímos como questão norteadora: Quais as orientações conceituais de formação percebidas nos licenciandos de química participantes de um curso de extensão destinado à elaboração de ODIs com uso da Abordagem CTS? E temos como objetivo geral analisar as orientações conceituais de formação
em um processo formativo com licenciandos de Química destinado para a elaboração de ODI e caderno instrucional com uso da Abordagem CTS. A presente proposta trata-se de uma pesquisa qualitativa, os atores sociais serão estudantes de Licenciatura do curso de Química participantes de um curso de extensão. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados grupos focais, plano da oficina e caderno instrucional produzido pelos atores sociais. Para análise de dados será utilizada a Análise Hermenêutica Dialética, segundo Guba e Licoln (2011) e Oliveira (2001). Obtivemos como resultado uma diversidade de orientações conceituais: acadêmica, prática, tecnológica, personalista e critico-social, com destaque para a orientação acadêmica. Estas orientações foram observadas ao longo do percurso formativo e discutidas com base em categorias empíricas que emergiram ao longo da análise: Formação Docente, Articulação Teoria e Prática, Diagolicidade na formação, Abordagem CTS na Formação. Concluímos que na formação inicial de professores é primordial o desenvolvimento de todas as orientações conceituais, conforme ocorreu; e com a articulação ODI e Abordagem CTS houve a construção de licenciandos interdisciplinares, críticos e com a ampliação do conhecimento dos aspectos epistemológicos sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade.