Banca de DEFESA: CLAUDJANE MELO GALINDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDJANE MELO GALINDO
DATA : 07/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet (conta institucional da UFRPE)
TÍTULO:

AS PESQUISAS CENSITÁRIA E AMOSTRAL E O LIVRO DIDÁTICO: um olhar através da Perspectiva Construtivista Integrada e os princípios do Letramento Estatístico.


PALAVRAS-CHAVES:

Perspectiva Construtivista Integrada; Educação Estatística; Pesquisa; Livro Didático; Ensino Fundamental. 


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Em vista da forte presença da Estatística no mundo em que vivemos e as contribuições das pesquisas para a compreensão de diferentes fenômenos cotidianos o ensino dessa ciência têm se tornado cada vez mais imperioso e demostrado sua importância sobretudo para a formação cidadã. Nessa direção, cumpre se destacar o papel da Educação Estatística como uma área pedagógica que têm avançado na superação de problemas existentes no ensino e para o fortalecimento de práticas alinhadas à aprendizagem significativa visando a construção do Letramento estatístico. Assim, partindo da hipótese de que o losango didático proposto por Meheut (2005) pode auxiliar nesse processo de construção do letramento estatístico, visto que trata-se de um modelo teórico-metodológico que busca a construção do conhecimento científico a partir de suas funcionalidades com o mundo real valorizando ao mesmo tempo as relações entre professor-aluno-aluno para momentos mais interativos e dialógicos, adotamos essa abordagem como principal referência para análise do livro didático. O livro didático representa um recurso utilizado no âmbito educacional por professores e estudantes. Essa pesquisa tem como objetivo analisar propostas de ensino para o conteúdo de Pesquisa Censitária e amostral nas coleções de livros de Matemática do 7º ano aprovados pelo PNLD 2020 tendo como aporte teórico a Perspectiva Construtivista Integrada proposta por Méheut e os princípios do Letramento Estatístico. O estudo dos objetos constituiu uma pesquisa de natureza qualitativa subsidiada por instrumentos característicos da análise documental. Dessa maneira, fizemos um primeiro estudo do Guia do Livro Didático e da BNCC (2017) na apreensão da unidade probabilidade e Estatística para assim averiguar nos livros a presença do conteúdo investigado e suas consonâncias ao que é estabelecido pela base. Após esse trabalho, analisamos as propostas de ensino-aprendizagem referentes ao mesmo conteúdo considerando o losango Didático proposto por Mehéut (2005) e as categorias definidas com base nessa abordagem. Como o LD1 foi o livro mais distribuído as escolas fizemos um estudo mais detalhado que nos permitiu evidenciar que essa obra ainda apresenta muitas limitações tanto no que é considerado pela BNCC como das relações observadas no losango didático. Mediante a essas fragilidades, apresentamos sugestões de atividades que foram pensadas a partir do referido modelo tendo em vista o trabalho conjunto com as dimensões epistêmica e pedagógica. Os resultados observados na primeira parte do estudo sinalizaram para a necessidade da construção de ambientes investigativos que permitam aos alunos a reflexão e interação com informações e resultados de pesquisas reais, uma vez que, ainda se identifica nas obras a predominância de situações envolvendo dados fictícios revelando assim um distanciamento do que é estabelecido pela BNCC. Já a segunda parte do estudo nos levou a compreensão de que é possível encontrar correspondências entre algumas propostas analisadas e o Losango Didático, no entanto, essas relações ainda são incipientes comprometendo assim o desenvolvimento do Letramento Estatístico.  Diante desses resultados, essa pesquisa nos convida a refletir sobre a importância de explorar as possibilidades presentes no losango didático junto ao que é considerado pela Educação Estatística para o alcance do Letramento Estatístico e de levar esses resultados aos professores para que essas teorias e discussões possam ser consideradas no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos envolvidos contribuindo assim para essa mediação e a construção desse trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VLADIMIR LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE
Interna - HELAINE SIVINI FERREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 20:24
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