SIGNIFICADOS SOBRE A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA “O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS” PRESENTES NOS ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES
Ensino de ciências. Produção de argumentos. Questão sociocientífica. Suplementos alimentares. Expressão de significados.
Este trabalho de dissertação tem como objetivo o de compreender os significados dos estudantes sobre a QSC “O uso de suplementos alimentares: benefícios e prejuízos” a partir dos argumentos apresentados na abordagem do caso “E agora Heleno”? Nesse sentido, foi utilizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da elaboração e aplicação de uma intervenção didática, com estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública pernambucana. Na análise dos argumentos foram considerados: 1. a estrutura dos argumentos - com base nos elementos do Modelo de Toulmin; 2. o conteúdo dos dados e das justificativas nos argumentos apresentados - segundo os critérios de Silva (2017); 3. os graus de complexidade dos argumentos - de acordo com os níveis de complexidade propostos por Erduran et al. (2004); 4. a natureza, evidências e estratégias de aprendizagem presentes nos argumentos - com base na proposta de Sá (2010). A partir das análises empreendidas, pode-se dizer que os estudantes produziram argumentos, individuais e coletivos, apresentando dados e justificativas no embasamento de suas conclusões; lançando mão de argumentos de natureza diferentes, usando evidências pessoais e de autoridade e explorando diferentes estratégias de aprendizagem tais como empatia, exemplificação, avaliação, questionamento, repetição e sugestão, analogia, pós e contras e comparação. Nesse processo de produção dos argumentos, os estudantes expressaram significados relativos, por exemplo, à obtenção do corpo perfeito, às contraindicações, ao uso de suplementos alimentares com prescrição médica, aos problemas de saúde devido ao uso incorreto de suplementos alimentares e aos suplementos alimentares oferecerem riscos e benefícios. Ressalta-se que alguns desses significados foram sendo apresentados ao longo das atividades da intervenção pedagógica desenvolvida. Por fim, ressalta-se a contribuição tanto da instrução para a elaboração de argumentos realizada na intervenção pedagógica, quanto a pertinência da temática da QSC para os estudantes que participaram desta pesquisa. Essas contribuições podem ser consideradas em pesquisas da área do ensino de ciências quando consideram-se as QSC como possibilidades para a emergência da argumentação e da produção de argumentos, como foi o caso desta pesquisa.