FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE VOLUME E CAPACIDADE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Formulação e Resolução de Problemas; Teoria dos Campos Conceituais; Volume e Capacidade.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a formulação e resolução de problemas (FRP) sobre volume e capacidade por alunos egressos do ensino médio, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Dentre os aportes desta teoria, destacamos as situações que dão sentido ao conceito de volume e capacidade: medição, comparação e produção. Bem como, os componentes dos esquemas: as metas e antecipações, as regras de ação e os invariantes operatórios relacionados a esses conceitos. Nesta direção, buscamos responder às seguintes questões: Quais as similaridades e diferenças apresentadas pelos alunos na FRP de volume e/ou capacidade? Para quais tipos de atividades de FRP de volume e/ou capacidade os alunos apresentam maior ou menor dificuldade? Quais regras de ação e invariantes operatórios são mais recorrentes na FRP de volume e/ou capacidade?. Ancoramos a pesquisa nas abordagens qualitativa e quantitativa. Contamos com a participação de cento e onze estudantes de uma escola de formação de marinheiros, localizada na região metropolitana do Recife. Para a construção de dados, foram propostas seis atividades para que os alunos formulassem e resolvem os problemas formulados por eles, a saber: a partir de uma figura; de um problema dado, criar um parecido; de um início dado continuar o problema; de uma pergunta; de uma resposta e a partir de uma sentença. A análise dos dados permitiu identificar, dentre os resultados, que os alunos apresentaram maior dificuldade na FRP a partir de um início dado, continuar o problema e menor dificuldade na FRP a partir de problema dado, criar um parecido. A FRP a partir de uma pergunta foi aquela que apresentou mais regras de ação e invariantes operatórios similares, enquanto a que apresentou uma maior dispersão foi a FRP a partir de um início dado, continuar um problema. De modo geral, as situações de medição com o uso de fórmulas e de transformação de unidades de medidas foram as mais utilizadas nos problemas formulados pelos alunos, em detrimento de situações de produção e comparação.