UM OLHAR ETNOMETODOLÓGICO ACERCA DAS INTERAÇÕES EM AULAS DE QUÍMICA
Interação. Intersubjetividade. Ensino de química.
A presente proposta de estudo relaciona-se com os processos interacionais no ensino de Química. Diversas pesquisas acerca de Ensino de Química apresentam resultados que alertam para a importância de fomento às estratégias em que os(as) estudantes atuem de forma mais ativa e reflexiva nas interações em aulas. Atento à tal situação, investiremos no estudo da dinâmica interacional entre docente e discentes, focando na forma como eles significam suas ações e conteúdos químicos no curso de uma sequência de aulas presenciais, planejadas a partir dos objetivos docentes. Nesse sentido, adotaremos a fenomenologia de Alfred Schütz como suporte teórico, pois ela fundamenta a significação dada às ações e aos contextos pelos atores sociais em interação perspectivamente intersubjetiva. Para a viabilização do estudo, recorreremos à etnometodologia e à análise conversacional, objetivando uma análise mais aprofundada dos acontecimentos, devido ao centro das suas atenções voltarem-se para o processo, demanda importante do presente estudo. Nosso campo empírico será uma sala de aulas de química do ensino médio noturno da Rede Estadual do Agreste de Pernambuco.