O pensamento geométrico a partir de registros de representação semiótica: um estudo sobre prismas e pirâmides
Ensino de Geometria. Representação Semiótica. Engenharia Didática.
Diante dos desafios que encontramos ao longos dos anos como professor da Educação Básica quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático, principalmente com a evolução da tecnologia, propomos como objetivo principal do nosso estudo propor uma Engenharia Didática que promova o desenvolvimento do pensamento geométrico, através dos registros de representação semiótica de Duval (2011), a alunos do 2º ano do Ensino Médio, com atividades que abordam os poliedros: prismas e pirâmides. Nosso estudo tem como base dois aspectos que nos motivaram a escolha do objeto e estudo, poliedros: prismas e pirâmides. O primeiro aspecto está relacionado as dificuldades observadas quanto aos processos de ensino e aprendizagem evidenciados em pesquisas, resultados das avaliações internas e externas e pela própria experiência como professor da educação básica aos longos dos anos, outro aspecto se denota pela necessidade de buscarmos metodologias que possam modificar o atual cenário quanto ao ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Geometria. Adotamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica – TRRS de Duval (1995) como referencial teórico, visto que está associada a diversidade de tipos de representação semiótica, cruciais para a análise cognitiva da atividade matemática e essenciais na compreensão de conceitos, argumentação e raciocínio. Optamos por realizar uma pesquisa experimental com abordagem qualitativa e quantitativa, a ser desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Flores – PE. Os instrumentos de produção e coleta de dados serão: entrevista com o professor de Matemática da turma que participará da pesquisa; observação das aulas que serão gravadas em áudio o vídeo; o diário de bordo do investigador. O grupo de estudo do GeoGebra Classrrom; os questionários. Todos esses dados serão transcritos, para constituição dos dados para fonte de análises, que emergiram de acordo com o referencial teórico adotado, a partir de alguns aspectos da metodologia da Engenharia Didática descrita por Artigue (1996). Por fim, buscaremos respostas à seguinte questão norteadora: Em que medida a Engenharia Didática proposta nesta pesquisa pode promove o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do 2º ano do ensino médio, ao resolverem uma sequência de atividades didáticas, que aborda os conceitos e propriedades dos poliedros: prismas e pirâmides, por meio dos diversos registros de representação semiótica?