Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIÃO LUIZ DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEBASTIÃO LUIZ DA SILVA NETO
DATA : 15/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Educação
TÍTULO:

Análise das contribuições da Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino De Química


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Tecnológica Ativa. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Metodologias Ativas. Ensino de Química. Ensino e Aprendizagem.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são interfaces que atualmente se encontram presentes nos mais diferentes e variados contextos sociais, e que estão provocando mudanças significativas na forma como os seres humanos agem, pensam, se relacionam e sentem. Na Educação, especificamente no processo de ensino e aprendizagem, em relação ao cenário brasileiro contemporâneo, há reflexos iminentes da falta de conhecimento para a utilização adequada dessas interfaces em sala de aula, infraestrutura apropriada e investimentos compatíveis frente às novas demandas do mundo tecnológico. Por consequência, as tecnologias, de um modo geral, são vistas (habitualmente) como um desafio e não como uma possibilidade. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade necessita de alternativas flexíveis e adaptáveis que viabilizem de modo adequado e eficaz a inserção de TDIC. As Metodologias Ativas surgem como uma possibilidade, dado que estas colocam o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, podem ser utilizadas com as TDIC, além de promoverem e valorizarem a autonomia, o engajamento, a partilha e o senso crítico. Um modelo teórico que propõe o uso combinado de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com Metodologias Ativas: Aprendizagem Tecnológica Ativa. Constituído de cinco pilares: Papel Docente, Protagonismo do Estudante, Suporte Tecnológico, Aprendizagem e Avaliação, tal modelo sugere que o ser humano possua domínio em relação à aprendizagem através de conteúdos dispostos em plataformas digitais a qualquer momento e ocasião do cotidiano. Outrossim, o uso combinado de Tecnologias Digitais com Metodologias Ativas oportuniza o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da colaboração coletiva e do senso crítico. A partir do panorama apresentado, essa dissertação tem como pergunta de pesquisa “quais as contribuições da Aprendizagem Tecnológica Ativa como proposta pedagógica no Ensino de Química em escolas públicas da rede de ensino estadual de Pernambuco no contexto do Ensino Médio?”. Com o intuito de responder à pergunta, o objetivo dessa dissertação é “avaliar as potencialidades de aplicação da Aprendizagem Tecnológica Ativa como proposta pedagógica no Ensino de Química, por professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais em Sirinhaém-PE”. De natureza qualitativa, o percurso metodológico é dividido em duas etapas. A primeira etapa consiste em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica, na qual foi adotada a técnica de Revisão Sistemática de Literatura. A segunda etapa se trata de uma pesquisa descritiva de caráter prática e foi dividida em quatro fases (observação, planejamento, elaboração e intervenção), na qual será feito o uso da metodologia de Pesquisa-ação com itinerário estruturado com ficha de observação, protocolos de entrevista e questionários avaliativos. Em relação à análise de dados coletados, será adotada a Análise de Conteúdo. É esperando como resultado que a utilização da Aprendizagem Tecnológica Ativa no contexto Ensino Médio contribua para atender as demandas sociais exigidas pelo mundo contemporâneo, como também, proporcionar uma Educação cada vez mais acessível, inclusiva e tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - BRUNO SILVA LEITE
Interno - RODRIGO LINS RODRIGUES
Externa à Instituição - PATRÍCIA LUPION TORRES - PUCPR
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 12:04
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