A Articulação entre Conhecimentos Científicos e Tradicionais no Ensino de Ciências: Um Olhar para o Processo de Produção da Farinha de Mandioca na Comunidade Quilombola Matinha dos Pretos
Saberes Científicos e Tradicionais. Educação Quilombola. Ensino de Química.
O presente projeto de pesquisa tem como foco as diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar quilombola e o diálogo entre saberes, com o objetivo geral analisar a relação existente entre saberes tradicionais quilombolas e conhecimentos científicos a partir da construção e aplicação de uma sequência didática sobre a produção de farinha de mandioca na comunidade quilombola da Matinhas dos Pretos. Para tal, inicialmente realizaremos, durante etapa de imersão, entrevistas com membros da comunidade visando conhecer a cultura e os saberes tradicionais relativos a produção da farinha de mandioca e, com isso, propor uma sequência didática, posta a validação por especialistas, utilizando critérios da literatura. Em seguida, a sequência didática será aplicada na escola municipal da localidade, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Por fim, em momento de retorno, realizaremos entrevista com estudantes que participaram da aplicação. Os dados serão obtidos a partir do registro audiovisual das entrevistas e aplicação, coleta de materiais desenvolvidos nas atividades e notas de campo e a análise será realizada utilizando elementos da Análise Textual Discursiva. Buscamos contribuir na valorização dos conhecimentos populares no ensino de Ciências, bem como na formação cidadã de estudantes da Matinha dos Pretos, valorizando a cultura e o conhecimento da sua comunidade, e para as reflexões docentes quanto a importância da construção e aplicação de atividades, em sequências didáticas, na busca de um ensino de Ciências mais humano, considerando a diversidade, os diferentes contextos e o multiculturalismo.