TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSOS EDUCATIVOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Ciências. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Tecnologias Digitais. Formação Docente.
Neste projeto de pesquisa temos o objetivo de analisar as potencialidades e limitações de uma intervenção formativa sobre TDIC, como recursos educativos para o ensino de Ciências, realizada com professores do 5° ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de ensino de Santa Cruz da Baixa Verde. Adotaremos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interventiva. Contaremos com a participação de quatro professores atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sendo dois atuantes em escolas da zona urbana e dois atuantes em escolas da zona rural da rede municipal da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde – PE. As etapas da pesquisa serão: elaboração e aplicação de questionário para o levantamento de informações acerca do perfil profissional dos professores e de suas concepções sobre as TDIC; planejamento e aplicação de uma intervenção formativa sobre as TDIC para os professores; elaboração e aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores; e organização e análise dos dados.