AS ETAPAS DA CARREIRA E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Educação Matemática, Formação de professores, Etapas da carreira
docente, Profissionalidade.
O presente projeto de pesquisa visa delinear uma categorização das etapas da carreira, levando em consideração o processo de constituição da profissionalidade do professor de Matemática.Nas investigações sobre a carreira docente, a constituição da profissionalidade vem surgindo como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Desse modo, a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão. Nessa perspectiva, buscamos responder como ocorre a constituição da profissionalidade do professor de Matemática durante as etapas da carreira. Nesse sentido, busca-se partir das análises já desenvolvidas especificamente sobre a etapa de Início da carreira e a etapa de Consolidação (Barbosa, 2018; 2021), ampliando os estudos direcionados para as demais etapas. Estas pesquisas associadas à de Huberman (2000) sobre o Ciclo de vida dos professores, contribuirão para a construção da presente proposta. No corpo do texto são apresentadas a revisão sistemática da literatura sobre as etapas da carreira do professor de Matemática que possibilitou um olhar mais criterioso sobre o objeto de estudo pesquisado e, as considerações teóricas sobre as temáticas Carreira Docente e Profissionalidade Docente,dialogando com autores nacionais e internacionais que compartilham do mesmo interesse investigativo. Em seguida, apresentamos o delineamento da proposta enfatizando a abordagem a ser utilizada e a previsão da participação de professores de Matemática do estado da Paraíba que serão elegidos a partir de uma amostra de diferentes perfis por meio de questionário, selecionando para entrevista semiestruturada um grupo quese encontrem em etapas distintas da carreira. Espera-se com a realização da pesquisa colaborar para a discussão no meio acadêmico e, por conseguinte, nas reflexões sobre o desenvolvimento profissional do professor ao longo da carreira servindo de base para a implementação de iniciativas de apoio e valorização à docência.